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Título: A iniciação instrumental coletiva através da musicalização em contexto de oficina(s): uma experiência vivenciada pelas práticas musicais direcionando o ensino coletivo de flauta doce no Projeto de Extensão Universitária PIBEX/UEMA
Título(s) alternativo(s): Collective instrumental initiation through musicalization in the context of workshops: an experience lived by musical practices directing collective recorder teaching in the PIBEX/UEMA University Extension Project
Autor(es): Chagas, Lucas dos Santos
Orientador: Gouveia Neto, João Costa
Membro da Banca: Gouveia Neto, João Costa
Membro da Banca: Trindade, Francilourdes Carvalho Pinto
Membro da Banca: Estrela, Abraão Abreu
Data do documento: 2019
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: O presente trabalho pretende esclarecer e incentivar cada vez mais as práticas musicais no ensino coletivo de instrumentos de forma musicalizadora e criativa em contexto de oficina(s) como uma alternativa viável e potencial para aprendizagem musical instrumental dos educandos. Desse modo, devido à dificuldade de ensinar e aprender musicalmente flauta doce em grupo este trabalho se fundamenta através da aplicação da oficina(s) de musicalização na educação musical instrumental em contribuição para o seu público alvo, a vantagem de democratizar o acesso ao ensino de música e despertar a consciência musical, oferecendo uma transformação social para uma constituição cidadã dos indivíduos. A fundamentação teórica apresenta-se discutindo eixos temáticos como o ensino coletivo de instrumentos musicais; os processos de musicalização na iniciação musical; o contexto de Oficinas de Música, que apesar de tão utilizadas didaticamente em vários espaços por educadores, nem sempre há uma reflexão sobre o fenômeno educativo, as relações sociais e pedagógico-musicais estabelecidas; abordamos também sobre a iniciação musical com instrumentos utilizando a flauta doce e para tais assuntos nos apoiamos em diversos autores como Cruvinel (2003, 2004, 2005, 2017), Tourinho (2007), Cuervo (2009), Beineke (2003, 2011), Swanwick (2003), Libâneo (1996), Penna (2010, 2012), Brito (2001), Kater (2004), Santos (2006), Campos (1988), Stein (1998), Paz (2000), Fernandes (2000), Moreira (2013), dentre outros. Essa reflexão foi resultado de uma experiência prática vivenciada durante o Projeto de Extensão Universitária PIBEX-UEMA, no qual tivemos a oportunidade de experimentar, analisar e autoavaliar as práticas musicais desenvolvidas no ensino-aprendizado coletivo de música e de instrumento musical (flauta doce). Além disso, este estudo apresenta uma análise com a aplicação de questionários para obter dados que permitiram verificar a percepção dos discentes do Curso de Música Licenciatura da UEMA sobre o contexto de oficina(s) na iniciação instrumental coletiva e dos educandos da Oficina de Música (OM) do PIBEX/UEMA sobre sua importância e significado dela para suas vidas
Resumo: This work aims to clarify and increasingly encourage musical practices in collective teaching of instruments in a musicalizing and creative way in the context of workshop(s) as a viable and potential alternative for instrumental musical learning of students. Thus, due to the difficulty of teaching and learning musical recorder in a group, this work is based on the application of musicalization workshop(s) in instrumental musical education in contribution to its target audience, the advantage of democratizing access to music education and awakening musical awareness, offering a social transformation for a civic constitution of individuals. The theoretical basis is presented by discussing thematic axes such as collective teaching of musical instruments; the processes of musicalization in musical initiation; the context of Music Workshops, which despite being so widely used didactically in various spaces by educators, there is not always a reflection on the educational phenomenon, the social and pedagogical-musical relations established; we also address musical initiation with instruments using the recorder and for such subjects we rely on several authors such as Cruvinel (2003, 2004, 2005, 2017), Tourinho (2007), Cuervo (2009), Beineke (2003, 2011), Swanwick (2003), Libâneo (1996), Penna (2010, 2012), Brito (2001), Kater (2004), Santos (2006), Campos (1988), Stein (1998), Paz (2000), Fernandes (2000), Moreira (2013), among others. This reflection was the result of a practical experience during the PIBEX-UEMA University Extension Project, in which we had the opportunity to experiment, analyze and self-evaluate the musical practices developed in the collective teaching-learning of music and musical instrument (recorder). In addition, this study presents an analysis with the application of questionnaires to obtain data that allowed us to verify the perception of the students of the UEMA Music Degree Course about the context of workshop(s) in collective instrumental initiation and of the students of the PIBEX/UEMA Music Workshop (OM) about its importance and meaning for their lives
Palavras-chave: Ensino coletivo
Oficina(s) Pedagógicas
Flauta doce
Musicalização na educação
Origem do ECIM no Brasil
Uma caracterização do ensino instrumental coletivo
A musicalização no ensino-aprendizado coletivo de música
Projeto de Extensão Universitária PIBEX/UEMA - Oficina de Música
Percepção dos educandos sobre a importância da OM do PIBEX/UEMA
Collective teaching
Pedagogical Workshop(s)
Recorder
Musicalization in education
Origin of ECIM in Brazil
A characterization of collective instrumental teaching
Musicalization in collective music teaching-learning
PIBEX/UEMA University Extension Project - Music Workshop
Students' perception of the importance of PIBEX/UEMA's OM
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Música - CECEN - UEMA - Monografias

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