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Título: Proposição de dimensionamento hidráulico de obra de arte especial: estudo de caso do trecho da travessia do rio Paciência com a MA-201
Título(s) alternativo(s): Proposal for hydraulic dimensioning of a special work of art: case study of the section of the Paciência River crossing with the MA-201
Autor(es): Almeida, Matheus Vinicius Garcia
Orientador: Coelho, Maria Teresinha de Medeiros
Membro da Banca: Petinelli, Airton Egydio
Membro da Banca: Lima Filho, João Aureliano de
Data do documento: 2024-08-22
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: O ciclo hidrológico é, por natureza, equilibrado, porém, a urbanização desordenada compromete esse equilíbrio, resultando em solo impermeabilizado e ocorrências de inundações. A ausência de integração entre o gerenciamento de drenagem e o planejamento urbano é um problema recorrente no Brasil. Em São Luís, a urbanização lenta e a especulação imobiliária têm ocasionado inundações frequentes na Bacia do Rio Paciência, impactando o tráfego, os imóveis e a saúde pública. É crucial implementar um planejamento urbano eficaz e atualizar os sistemas de drenagem para mitigar esses impactos. O estudo de caso proposto, oriundo do Programa PIBIC/CNPq 2021/2022, tem como objetivo o desenvolvimento de um dimensionamento hidráulico para uma obra de arte especial que atravessa o Rio Paciência, na rodovia MA-201, no município de São Luís – MA. O intuito é reduzir os problemas decorrentes da urbanização e melhorar a gestão das águas pluviais. O estudo envolveu a análise das características físicas de uma sub-bacia do Rio Paciência, por meio de levantamentos bibliográficos e da análise da pluviometria local com base em séries históricas de chuvas fornecidas pela Agência Nacional de Águas (ANA) e pelo Núcleo Geoambiental do Maranhão (NUGEO) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Foi realizada pesquisa de campo com o auxílio do acervo cartográfico disponível em sites do Governo Federal, utilizando os softwares QGIS para a elaboração de mapas e AutoCAD para a criação de plantas de perfis de elevação e plantas baixas. O dimensionamento hidráulico da obra foi conduzido conforme as normas pertinentes, para assegurar a adequação e eficiência do projeto. A análise identificou que o dimensionamento hidráulico ideal para a região é uma ponte com um vão de 30 metros de comprimento, a fim de garantir que as inundações não causem danos significativos na área
Resumo: The hydrological cycle is naturally balanced; however, disordered urbanization disrupts this balance, leading to impermeable soil and flooding events. The lack of integration between drainage management and urban planning is a recurring issue in Brazil. In São Luís, slow urbanization and real estate speculation have caused frequent flooding in the Paciência River Basin, affecting traffic, properties, and public health. Implementing effective urban planning and updating drainage systems are crucial to mitigating these impacts. The proposed case study, originating from the PIBIC/CNPq Program 2021/2022, aims to develop hydraulic sizing for a special structure crossing the Paciência River on the MA-201 highway in São Luís, MA. The goal is to address problems arising from urbanization and improve stormwater management. The study involved analyzing the physical characteristics of a sub-basin of the Paciência River through bibliographic research and local pluviometry analysis based on historical rainfall data provided by the National Water Agency (ANA) and the Geoenvironmental Nucleus of Maranhão (NUGEO) at the State University of Maranhão (UEMA). Field research was conducted with the aid of cartographic resources available on federal government websites, using QGIS software for map creation and AutoCAD for generating elevation profiles and floor plans. The hydraulic sizing of the structure was carried out according to relevant standards to ensure the project's adequacy and efficiency. The analysis determined that the ideal hydraulic sizing for the region is a bridge with a 30-meter span to ensure that flooding does not cause significant damage to the area
Palavras-chave: Dimensionamento hidráulico
Inundação.
Pontes
Hidrologia
Inundações urbanas
Drenagem urbana
Pontes
Método I-PAI-WU- Vazão de contribuição
Área da sub-bacia
Declividade do rio
Rugosidade da margem do rio
Cálculo da enchente máxima
Dimensionamento hidráulico do dispositivo de drenagem
Resumo da proposta de dimensionamento hidráulico
Hydraulic Design
Flooding
Bridges
Hydrology
Urban flooding
Urban drainage
Bridges
I-PAI-WU method - Contribution flow
Sub-basin area
River slope
River bank roughness
Calculation of maximum flood
Hydraulic dimensioning of the drainage device
Summary of the hydraulic dimensioning proposal
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Engenharia Civil - Monografias

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