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https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3612
Título: | O natal também é dia de bater tambor: a festa de São Benedito e a construção da identidade quilombola da comunidade Bacabal, em Anajatuba- MA |
Título(s) alternativo(s): | Christmas is also a day to beat the drum: the feast of Saint Benedict and the construction of the quilombola identity of the Bacabal community, in Anajatuba- MA |
Autor(es): | Santos, Wellington Barbosa dos |
Orientador: | Lima, Greilson José de |
Membro da Banca: | Nunes, Patrícia Maria Portela |
Membro da Banca: | Ferreti, Mundicarmo Maria Rocha |
Data do documento: | 2022-12-22 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | Fruto de um longo debate da academia com os movimentos sociais, há em curso uma ressignificação dos critérios que definem uma comunidade como quilombola, sistematizados no decreto 4887/03 que aponta para elementos tais como a “presunção de ancestralidade negra, relacionada com a resistência à opressão histórica sofrida, territorialidades específicas e a autoatribuição”. Com base nesses critérios o presente trabalho trata de uma descrição da festa Tambor de Crioula de São Benedito, que acontece anualmente nos dias 24 e 25 de dezembro, na comunidade Bacabal, constituindo-se como o principal fator de identidade quilombola. A festa tem extensa programação que inicia em agosto e culmina com o Tambor de Crioula do natal, representando a produção agrícola e as relações de sociabilidade historicamente vivenciadas em Bacabal, e além disso a festa reúne o movimento de Tambor de Crioula da cidade, por estar entre as poucas que são de data fixa, permitindo uma análise da pluralidade e da riqueza do Tambor de Anajatuba |
Resumo: | As a result of a long debate between the university and social movements, a reformulation of the criteria that define a community as quilombola is under way. These criteria are systematized in Decree No. 4887/03 and refers to elements such as the “assumption of black ancestry connected to resistance to the historical oppression, specific territorialities and self-attribution”. Based on these criteria, the present work describes Saint Benedict’s Tambor de Crioula Festival, a festivity that takes place annually on the 24th and 25th of December in the Bacabal community, and is regarded as the main factor of quilombola identity. The festival has an extensive program, which starts in August and ends with the Christmas’ Tambor de Crioula, portraying the agricultural production and the social relations historically experienced in Bacabal. In addition, this festival assembles the Tambor de Crioula movement of the municipality of Anajatuba, as it is among the few to have a fixed date, what allows to scrutinize the plurality and richness of the Tambor de Anajatuba |
Palavras-chave: | Festa Identidade Cultura Tambor de Crioula Comunidade Quilombola Movimentos Sociais Resistência Identidade Quilombola Tambor de Crioula de São Benedito Tambor de Anajatuba - pluralidade e riqueza Decreto 4887/03 Territorialidade e resistência Pé de moleque - Economia Quebradeira de coco babaçu Matança dos bois Tambor de crioula - personagens - Escolástico e Zé de Sá Viana Party Identity Culture Community Quilombola Social Movements Resistance Quilombola Identity São Benedito's Crioula Drum Anajatuba's Drum - plurality and wealth D Decree 4887/03 Territoriality and resistance Peque de moleque - Economy Babassu coconut breaker Ox slaughter Crioula drum - characters - Escolástico and Zé de Sá Viana |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Cartografia Social e Política da Amazônia - CCSA - Dissertações |
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Dissertação - WELLINGTON B. DOS SANTOS - PPGCSPA - UEMA 2022.pdf | PDF A | 11.75 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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