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Título: O natal também é dia de bater tambor: a festa de São Benedito e a construção da identidade quilombola da comunidade Bacabal, em Anajatuba- MA
Título(s) alternativo(s): Christmas is also a day to beat the drum: the feast of Saint Benedict and the construction of the quilombola identity of the Bacabal community, in Anajatuba- MA
Autor(es): Santos, Wellington Barbosa dos
Orientador: Lima, Greilson José de
Membro da Banca: Nunes, Patrícia Maria Portela
Membro da Banca: Ferreti, Mundicarmo Maria Rocha
Data do documento: 2022-12-22
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: Fruto de um longo debate da academia com os movimentos sociais, há em curso uma ressignificação dos critérios que definem uma comunidade como quilombola, sistematizados no decreto 4887/03 que aponta para elementos tais como a “presunção de ancestralidade negra, relacionada com a resistência à opressão histórica sofrida, territorialidades específicas e a autoatribuição”. Com base nesses critérios o presente trabalho trata de uma descrição da festa Tambor de Crioula de São Benedito, que acontece anualmente nos dias 24 e 25 de dezembro, na comunidade Bacabal, constituindo-se como o principal fator de identidade quilombola. A festa tem extensa programação que inicia em agosto e culmina com o Tambor de Crioula do natal, representando a produção agrícola e as relações de sociabilidade historicamente vivenciadas em Bacabal, e além disso a festa reúne o movimento de Tambor de Crioula da cidade, por estar entre as poucas que são de data fixa, permitindo uma análise da pluralidade e da riqueza do Tambor de Anajatuba
Resumo: As a result of a long debate between the university and social movements, a reformulation of the criteria that define a community as quilombola is under way. These criteria are systematized in Decree No. 4887/03 and refers to elements such as the “assumption of black ancestry connected to resistance to the historical oppression, specific territorialities and self-attribution”. Based on these criteria, the present work describes Saint Benedict’s Tambor de Crioula Festival, a festivity that takes place annually on the 24th and 25th of December in the Bacabal community, and is regarded as the main factor of quilombola identity. The festival has an extensive program, which starts in August and ends with the Christmas’ Tambor de Crioula, portraying the agricultural production and the social relations historically experienced in Bacabal. In addition, this festival assembles the Tambor de Crioula movement of the municipality of Anajatuba, as it is among the few to have a fixed date, what allows to scrutinize the plurality and richness of the Tambor de Anajatuba
Palavras-chave: Festa
Identidade
Cultura
Tambor de Crioula
Comunidade Quilombola
Movimentos Sociais
Resistência
Identidade Quilombola
Tambor de Crioula de São Benedito
Tambor de Anajatuba - pluralidade e riqueza
Decreto 4887/03
Territorialidade e resistência
Pé de moleque - Economia
Quebradeira de coco babaçu
Matança dos bois
Tambor de crioula - personagens - Escolástico e Zé de Sá Viana
Party
Identity
Culture
Community Quilombola
Social Movements
Resistance
Quilombola Identity
São Benedito's Crioula
Drum Anajatuba's Drum - plurality and wealth D
Decree 4887/03
Territoriality and resistance
Peque de moleque - Economy
Babassu coconut breaker
Ox slaughter
Crioula drum - characters - Escolástico and Zé de Sá Viana
Aparece nas coleções:Mestrado em Cartografia Social e Política da Amazônia - CCSA - Dissertações

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