Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3581
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Fabiano Marlon Santos da-
dc.date.accessioned2024-11-18T18:57:44Z-
dc.date.available2024-11-18-
dc.date.available2024-11-18T18:57:44Z-
dc.date.issued2024-04-04-
dc.identifier.citationSILVA, Fabiano Marlon Santos da. O ensino de língua portuguesa para alunos surdos do 6.º ano através dos gêneros textuais/literários . 2024. 35f. Monografia (Curso Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Centro de Estudos Superiores de Timon, Universidade Estadual do Maranhão, Timon-MA, 20XX. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3581pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3581-
dc.description.abstractEducational inclusion stands as one of the foundations for an educational system that seeks equity and consideration for the individual needs of all students, regardless of their specific abilities or challenges. In this regard, the main objective of the present study is to develop strategies for teaching Portuguese as a second language to deaf 6th-grade students in Elementary School. Furthermore, the methodology employed is a bibliographic research, drawing on theoretical contributions from Alves (2020), Goldfeld (2002), Kendrick and Cruz (2018), Lopes (2011), Thoma et al. (2014), among others. Additionally, based on the chosen textual genre, the deaf Cinderella story was used as an example. The work "Deaf Cinderella" is utilized to showcase how genres can be adapted inclusively, considering the linguistic and cultural needs of deaf students. Emphasis was placed on the importance of having teachers fluent in sign language and Portuguese, recognizing that this bilingual ability facilitates communication and understanding between deaf and hearing students. The analysis of the "Deaf Cinderella" work highlighted how the use of visual resources and the promotion of inclusive dialogue contribute to a richer and more accessible educational experience. Furthermore, the analysis of curriculum competencies revealed the importance of aligning proposed activities with educational goals set for the 6th grade, ensuring that the teaching of Portuguese as a second language for deaf students is relevant and effective. Therefore, it is concluded that this work represents a step towards building a more egalitarian education that is sensitive to the needs of all linguistic and cultural communities.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectGênero textualpt_BR
dc.subjectText genrept_BR
dc.subjectSurdospt_BR
dc.subjectDeafpt_BR
dc.subjectInclusão - educacionalpt_BR
dc.subjectInclusion - educationalpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectElementary schoolpt_BR
dc.subjectLinguísticapt_BR
dc.subjectLinguisticspt_BR
dc.subjectCompetências - curricularespt_BR
dc.subjectSkills - curricularpt_BR
dc.subjectEducação igualitáriapt_BR
dc.subjectEqual educationpt_BR
dc.titleO ensino de língua portuguesa para alunos surdos do 6° ano através dos gêneros textuais/literáriospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7635488824397398pt_BR
dc.contributor.advisor1Queiroz, Anesio Marreiros-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-5268-9856pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5949293475045842pt_BR
dc.contributor.referee1Machado, Samara Liz Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3074266562523753pt_BR
dc.contributor.referee2G., Osvaldo P.-
dc.description.resumoA inclusão educacional se configura como um dos alicerces para um sistema de ensino que busca equidade e consideração às necessidades individuais de todos os estudantes, independentemente de suas habilidades ou desafios específicos. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo principal desenvolver estratégias para o ensino de Língua Portuguesa como segunda língua para surdos do 6°ano do Ensino Fundamental. Ademais, a metodologia tratar-se de uma pesquisa bibliográfica, bem como tivemos os seguintes aporte teóricos: Alves (2020), Goldfeld (2002), Kendrick e Cruz (2018), Lopes (2011), Thoma et al., (2014), dentre outros. Outrossim, com base no gênero textual escolhido, utilizou-se o conto Cinderela Surda. A obra "Cinderela Surda" é utilizada como exemplo de como os gêneros podem ser adaptados de forma inclusiva, considerando as necessidades linguísticas e culturais dos alunos surdos. Foi destacado a importância da presença de professores fluentes em língua de sinais e língua portuguesa, reconhecendo que essa habilidade bilíngue para facilitar a comunicação e a compreensão entre alunos surdos e ouvintes. A análise da obra "Cinderela Surda" destacou como a utilização de recursos visuais e a promoção de um diálogo inclusivo contribuem para uma experiência educacional mais rica e acessível. Além disso, as análises das competências curriculares revelaram a importância de alinhar as atividades propostas com as metas educacionais estabelecidas para o 6º ano, garantindo que o ensino da língua portuguesa como segunda língua para alunos surdos seja relevante e eficaz. Destarte, conclui-se que o trabalho representa um passo em direção à construção de uma educação mais igualitária e sensível às necessidades de todas as comunidades linguísticas e culturais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Timonpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqLinguísticapt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
Aparece nas coleções:Curso Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa - CESTI UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FABIANO MARLON SANTOS DA SILVA -otimizado_1.pdf472.97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.