Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/357
Título: Dinâmica da fauna do solo em função da decomposição de diferentes combinações de leguminosas em um sistema de cultivo em aléias
Autor(es): Moura, Nárgila Gomes de
Data do documento: 2009-05-15
Editor: UEMA
Resumo: O objetivo desse trabalho foi avaliar a composição da fauna do solo sob diferentes coberturas vegetais, a composição temporal da fauna epigea durante a decomposição das diferentes combinações de leguminosas, avaliar qual tratamento teve maior taxa de decomposição e liberação de nitrogênio no sistema e a correlação entre as variáveis número de ácaros e colêmbolas, quantidade de nitrogênio e polifenol, relação C/N e precipitação pluvial. O cultivo em aléias foi implantado utilizando-se duas espécies com alta qualidade de resíduos Leucaena leucocephala (leucena) e Cajanus cajan (guandu), e duas espécies de baixa qualidade de resíduos Clitoria fairchildiana (sombreiro) e Acacia mangium (acácia). Essas leguminosas foram combinadas formando os seguintes tratamentos: Sombreiro + Guandu (S+G); Leucena + Guandu (L+G); Acácia + Leucena (A+L) Sombreiro + Leucena (S+L); Acácia + Guandu (A+G) e Testemunha, sem leguminosas. Para avaliação da qualidade do resíduo, foi utilizado o método do litter bag. Em cada saco foi colocado 20 g de folhas de duas leguminosas combinadas e distribuídos nos seus respectivos tratamentos. Os sacos foram retirados do experimento no dia da poda, aos 3, 6, 10, 15, 30, 60 e 90 dias após a poda das leguminosas. Para captura da fauna epígea realizou-se oito avaliações, tendo-se xiii como referência a data da poda das leguminosas: 2 (dois dias antes da poda), 3, 6, 10, 15, 30, 60 e 90 dias após a poda. Em cada tratamento foram colocadas duas armadilhas (pit fall), com 1 m de distância entre si, enterradas no solo. Os organismos foram identificados em grandes grupos taxonômicos. Em relação à fauna os ácaros e colêmbolas foram os mais abundantes em todas as coletas e a maior diversidade foi encontrada 60 dias após a poda. Pôde-se perceber uma grande atividade em todos os tratamentos, provavelmente pela busca por melhores alimentos ou como refúgio pelos complexos microhabitas fornecidos pelos tratamentos com o material de decomposição mais lenta. A combinação de leguminosas L+G apresentou a maior constante de decomposição e proporcionou a liberação mais rápida de N no solo.
Palavras-chave: Acares colembolas
Ecologia do solo
Qualidade de resíduos
Leguminoses
Aparece nas coleções:Mestrado em Agroecologia CCA - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NÁRGILA GOMES DE MOURA.pdf1.9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.