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dc.creatorSantos, Bruna Almeida-
dc.date.accessioned2024-11-14T21:12:40Z-
dc.date.available2024-11-14-
dc.date.available2024-11-14T21:12:40Z-
dc.date.issued2024-04-04-
dc.identifier.citationSANTOS, Bruna Almeida. Reelaboração do passado: A Guerra Colonial e os impactos sobre a personagem na obra Cadernos de Memórias Coloniais, de Isabela Figueiredo. 2024. 51f. Monografia (Curso Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Centro de Estudos Superiores de Timon, Universidade Estadual do Maranhão, Timon-MA, 2024. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3565pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3565-
dc.description.abstractThe present work aims to analyze the re-elaboration of the past in the context of the colonial war and its impacts on the narrator-character of the work Caderno de memórias coloniais (2009) by Isabela Figueiredo. Using traces of memory, the author constructs a narrative with an autobiographical tone. However, the bias of this research focuses on the protagonist, emphasizing how she remembers her childhood and adolescence in Mozambique, then a colony of Portugal. To this end, the problem that guides the research is how remembrance contributes to the character's identity based on the context in which she is inserted. Memory is fundamental for reframing the past and has an essential function in the lives of individuals. Therefore, in what follows this research, we will give relevance to Mozambique's colonial past and postindependence struggles. We will discuss different conceptions of memory and its substantial overlap with identity. Finally, we will analyze the relationship between the protagonist and memory, her role in the Caderno de memórias coloniais narrative, and how she reworks her inner conflicts. As a theoretical apparatus, we have Ribeiro (2003), Santos (2003), Dias (2015), Mango (2016), Le Goff (1990), Candau (2016), and Halbwachs (1990), among others. We found that the work under analysis allows the reader to reflect on social and power relations by helping subjects reflect on identity aspects based on their memories.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCaderno de memóriaspt_BR
dc.subjectNotebook of memoriespt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectMemoriespt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectIdentitypt_BR
dc.subjectPassado colonialpt_BR
dc.subjectColonial pastpt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectLiteraturept_BR
dc.subjectGuerra colonialpt_BR
dc.subjectColonial warpt_BR
dc.subjectRememoraçãopt_BR
dc.subjectRememoraçãopt_BR
dc.titleReelaboração do passado: a guerra colonial e os impactos sobre a personagem na obra Caderno de Memórias Coloniais, de Iasbel Figueiredopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1949083781375090pt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Silvana Maria Pantoja dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7780498844139228pt_BR
dc.contributor.referee1Araújo, Cristianne Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1156150447711931pt_BR
dc.contributor.referee2Carvalho, Wilma Avelino de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0360451500431586pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo analisar a reelaboração do passado no contexto da Guerra Colonial, bem como seus impactos sobre a narradorapersonagem da obra Caderno de memórias coloniais (2009), de Isabela Figueiredo. A autora constrói, a partir de traços da memória, uma narrativa em tom autobiográfico. Assim, o foco desta pesquisa concentra-se na protagonista, de modo a evidenciar a maneira com que ela rememora o passado de sua infância e adolescência em Moçambique que, no contexto da obra, era colônia de Portugal. Para tanto, o problema que norteia a pesquisa é: como a rememoração contribui para a construção da identidade da personagem considerando-se o contexto em que ela se insere? A memória é fundamental para a ressignificação do passado e tem uma importante função na vida dos sujeitos. Portanto, daremos relevância ao passado colonial de Moçambique e às lutas pós-independência; discutiremos sobre diferentes concepções de memória e a forte imbricação dela com a identidade. Por fim, analisaremos a relação da protagonista de Caderno de memórias coloniais com a memória, o papel que ela assume na narrativa e o modo com que reelabora seus conflitos interiores. Como aparate teórico, temos Ribeiro (2003); Santos (2003); Dias (2015); Mango (2016); Le Goff (1990); Candau (2016); Halbawachs (1990), dentre outros. Constatamos que a obra em análise, por contribuir para que os sujeitos reflitam sobre aspectos identitários a partir de suas memórias, permite ao leitor reflexões sobre relações sociais e de poder.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Timonpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqLinguísticapt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
Aparece nas coleções:Curso Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa - CESTI UEMA - Monografias

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