Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3564
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Alita Maria De Moraes-
dc.creatorGomes, Dhebora Carvalho-
dc.creatorSousa Filho, Fábio De Magalhães-
dc.date.accessioned2024-11-14T20:09:09Z-
dc.date.available2024-11-14-
dc.date.available2024-11-14T20:09:09Z-
dc.date.issued2024-09-10-
dc.identifier.citationSILVA, Alita Maria De Moraes; GOMES, Dhebora Carvalho; SOUSA FILHO,Fábio De Magalhães. Explorando a condição humana em “vidas secas” de graciliano ramos: Uma prática de leitura comentada no cotidiano escolar dos alunos do 3ºano do Ensino Médio, do Centro de Ensino Professor João Pedro Freitas da Silva, em Barra do Corda - MA. 2004. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Centro de Estudos Superiores de Barra do Corda, Universidade Estadual do Maranhão - Barra do Corda - Brasil, 2024. Disponível em:https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3564pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3564-
dc.description.abstractThe present work seeks to address some aspects of the human condition found in the novel Vidas Secas by Graciliano Ramos. For this purpose, a practice of commented reading was employed with students from the 3rd Year of High School at the Centro de Ensino João Pedro Freitas da Silva. Qualitative in nature, the project aimed to verify the impact of commented reading of a literary work on students' learning. Through the sharing of experiences and impressions acquired from reading the novel, the construction of new knowledge is emphasized. Therefore, the general objective of the work was to explore, through the practice of commented reading, the complex human conditions represented in Vidas Secas by Graciliano Ramos, while providing students with an in-depth dialogue about the social, economic, and emotional issues addressed in the context of the northeastern hinterlands. To this end, commented reading practices and the application of questionnaires were used to collect data for the development of discussions. The following chapters were designated for the comprehensive development of the work: the first focused on the importance of the act and habit of reading, the second on the study of commented reading, the third addresses the life and work of Graciliano Ramos. Following that, there is a chapter that discusses the novel Vidas Secas, the practice scripts, research results and discussions, and finally, the conclusion of the workpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLeitura comentadapt_BR
dc.subjectVidas Secaspt_BR
dc.subjectGraciliano Ramospt_BR
dc.subjectPráticas de Leiturapt_BR
dc.subjectCommented readingpt_BR
dc.subjectDry Livespt_BR
dc.subjectReading Practicespt_BR
dc.titleExplorando a condição humana em “vidas secas” de graciliano ramos: Uma prática de leitura comentada no cotidiano escolar dos alunos do 3ºano do Ensino Médio, do Centro de Ensino Professor João Pedro Freitas da Silva, em Barra do Corda - MApt_BR
dc.title.alternativeExploring the human condition in “lives droughts” by graciliano ramos: A commented reading practice in the daily school life of 3rd year high school students, at the Professor João Pedro Freitas da Silva Teaching Center, in Barra do Corda - MApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira, Neudson Nicasio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7927786854421792pt_BR
dc.contributor.referee1Andrade, Gláucia Paiva-
dc.contributor.referee2Reis , Wallace de Lima-
dc.description.resumoO presente trabalho busca abordar alguns aspectos da condição humana presentes na obra Vidas Secas de Graciliano Ramos. Por tanto, recorreu-se à prática de leitura comentada com os alunos do 3º Ano do Ensino Médio da escola Centro de Ensino João Pedro Freitas da Silva. De natureza quanti-qualitativa, desenvolveu-se o projeto de modo a verificar a ação da leitura comentada de uma obra literária para o aprendizado dos alunos. Através do compartilhamento de experiências e impressões adquiridas com a leitura da obra, destaca-se a construção de novos conhecimentos. Para tanto, o trabalho adotou como objetivo geral a tarefa de explorar através da prática de leitura comentada, as complexas condições humanas representadas na obra Vidas Secas de Graciliano Ramos, ao passo que proporciona-se aos alunos um diálogo aprofundado acerca das questões sociais, econômicas, e emocionais abordadas no contexto do sertão nordestino. Por tanto, recorreu-se às práticas de leitura comentada e a aplicações de questionários de modo a obter dados para o desenvolvimento das discussões. Logo, foram designados os seguintes capítulos para que o trabalho pudesse desenvolver-se de forma abrangente: o primeiro voltado para a importância do ato e do hábito de ler, o segundo voltado para o estudo da leitura comentada, o terceiro aborda sobre a vida e obra de Graciliano Ramos. Em seguida, tem-se o capítulo que aborda sobre a obra Vidas Secas, o roteiro de práticas, os resultados e discussões da pesquisa e por fim, a conclusão do trabalhopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Barra do Cordapt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa - Campus Barra do Corda - UEMA - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - ALITA MARIA DE MORAES SILVA, DHEBORA CARVALHO GOMES.pdfPDF A1.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.