Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3557
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDivino Filho , Alberto Costa-
dc.date.accessioned2024-11-13T18:27:16Z-
dc.date.available2024-11-13-
dc.date.available2024-11-13T18:27:16Z-
dc.date.issued2023-01-09-
dc.identifier.citationDIVINO FILHO, Alberto Costa. Livro didático de geografia: potencialidades para a educação geográfica. 2022. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2022. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3557pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3557-
dc.description.abstractThis work dealt with the geography textbook and its potential for education in the teaching of geography, having as the research locus the Centro de Ensino Estado do Mato Grosso, located in the neighborhood of Forquilha in the city of São Luís, state of Maranhão. The theoretical basis in the corresponding literature was the basis for the study. It is applied research. It uses the historical-dialectical method as a method. As for the technical data collection procedures. it is Survey. It arrives at the State of the Art through a bibliographic survey in the categories listed in the investigation: Geography Teaching and Textbook. It has the assertion that using the textbook greatly enhances the construction of knowledge of geographic themes. It makes use of bibliographical materials of authors that dialogue with didactic books in the teaching of geography. Data collection was done through a questionnaire and interviews with teachers and students. It presents, as a result from the data obtained, the finding that the textbook is a resource easily used in many realities as the only resource by Geography teachers because the teaching of the discipline still follows, to a large extent, the school reality, the same traditional context positivist with a fragmented profile in which it was historically conceived in the educational scenario with a system of drawers in which the themes are separated with watertight models, resources and planning. It concludes that it is necessary to reframe the textbook used in Geography teaching and that it should start from initial training for the development of the disciplinept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectRecurso didáticopt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectTextbookpt_BR
dc.subjectGeographypt_BR
dc.subjectTeaching resourcept_BR
dc.titleLivro didático de geografia: potencialidades para a educação geográficapt_BR
dc.title.alternativeGeography textbook: potential for geographic educationpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3458488691781790pt_BR
dc.contributor.advisor1Porto, Íris Maria Ribeiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0451417833938873pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Regina Célia de Castro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6172095354186447pt_BR
dc.contributor.referee2Santos , Nádja Furtado Bessa dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5305051287200956pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho abordou sobre o livro didático de geografia e suas potencialidades para a educação no ensino de geográfica, tendo como lócus da pesquisa o Centro de Ensino Estado do Mato Grosso, situado no bairro da Forquilha na cidade de São Luís, estado do Maranhão. Teve como base para o estudo a fundamentação teórica na literatura correspondente. É uma pesquisa aplicada. Utiliza como método o histórico-dialético. Como tipo de pesquisa segundo os objetivos é descritiva. Com relação ao pesquisador/sujeito, é pesquisa qualitativa na medida em que trabalha com valores, crenças e aspectos não quantificáveis. Quanto aos procedimentos técnicos de coleta de dados é de Levantamento. Chega ao Estado da Arte por meio de um levantamento bibliográfico nas categorias elencadas na investigação: Ensino de Geografia e Livro Didático. Teve a assertiva de que usar o livro didático potencializa sobremaneira a construção de conhecimentos das temáticas geográficas. Utilizou-se uso de materiais bibliográficos de autores que dialogam com livro didático no ensino de geografia. A coleta dos dados foi feita através de questionário e entrevista com professores e alunos. Apresentou, como resultado a partir dos dados obtidos, a constatação de que o livro didático é um recurso facilmente utilizado em muitas realidades como único recurso pelos professores de Geografia porque o ensino da disciplina ainda segue em grande parte da realidade escolar, o mesmo contexto tradicional positivista com perfil fragmentado em que foi concebida historicamente no cenário educacional com sistema de gavetas em que os temas são separados com modelos, recursos e planejamentos estanques. Foi concluído que é necessário ressignificar o livro didático usado no ensino de Geografia e deve partir da formação inicial para o desenvolvimento da disciplina e maior adequação no contexto atualpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqGeografiapt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Geografia - CECEN - UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - ALBERTO COSTA DIVINO FILHO - LIC GEOGRAFIA CECEN UEMA 2022.pdf73.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.