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https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3549
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Penha, Marcelo da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-12T16:39:06Z | - |
dc.date.available | 2024-11-12 | - |
dc.date.available | 2024-11-12T16:39:06Z | - |
dc.date.issued | 2020-05-22 | - |
dc.identifier.citation | PENHA, Marcelo da Silva. Tecnologias na educação matemática: o uso da HP 12 C na resolução de problemas em Matemática financeira com alunos do 3° ano do ensino médio. 2020. 111f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) – Centro de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2020. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3549 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3549 | - |
dc.description.abstract | The objective of this study is to present, in a clear way, the main resources available in the HP 12 C calculator, especially algebraic operations, involving percentage, interest, discounts, amortization and applicable resources to financial mathematics. The study also intends to contribute, with knowledge of financial mathematics from problem solving, using the HP 12 C calculator as a tool. This is a qualitative research, with intervention, and for that, the HP financial calculator was used. 12 C as a pedagogical tool for problem solving. Whit this strategy, the investigation proposed to prepare students for the exercise of citizenship, solving everyday situations, as well as subsidizing information and knowledge that may be useful in the job market. Basic concepts related to the proposed theme are presented to the research subjects, whit contextualized examples, specifying the main agents that facilitate the understanding of the conte | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual do Maranhão | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Resolução de problema | pt_BR |
dc.subject | Matemática financeira. | pt_BR |
dc.subject | Calculadora | pt_BR |
dc.subject | Financeira HP 12 C | pt_BR |
dc.subject | Problem solving | pt_BR |
dc.subject | Financial math | pt_BR |
dc.subject | Calculator | pt_BR |
dc.subject | HP 12 C Financial | pt_BR |
dc.title | Tecnologias na educação matemática: o uso da HP 12 C na resolução de problemas em Matemática financeira com alunos do 3° ano do ensino médio | pt_BR |
dc.title.alternative | Technologies in mathematics education: the use of the HP 12 C in solving problems in financial mathematics with 3rd year high school students | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.creator.ID | PENHA, M. S. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1169630648435866 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Brandão, Raimundo José Barbosa | - |
dc.contributor.advisor1ID | BRANDÃO, R. J. B. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1910896410830499 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Turibus, Sergio Noleto | - |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0003-1301-1385 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9297720388843439 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Neres, Raimundo Luna | - |
dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0001-9082-7885 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7000824780344739 | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo deste estudo é apresentar, de forma clara, os principais recursos disponíveis na calculadora HP 12 C, em especial operações algébricas, envolvendo porcentagem, juros, descontos, amortização e recursos aplicáveis à Matemática financeira. O estudo pretende, também, contribuir, com conhecimentos de Matemática financeira a partir da resolução de problemas, utilizando como ferramenta a calculadora HP 12 C. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com intervenção, e para isso utilizou-se a calculadora financeira HP 12 C como ferramenta pedagógica para a resolução de problema. Com essa estratégia a investigação propôs-se a preparar os alunos para o exercício da cidadania, resolvendo situações do cotidiano, bem como subsidiar informações e conhecimentos que poderão ser úteis no mercado de trabalho. Apresenta aos sujeitos de investigação conceitos básicos relacionados ao tema proposto, com exemplos contextualizados, especificando os principais agentes que facilitam o entendimento do conteúdo | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECEN | pt_BR |
dc.publisher.program | BIODIVERSIDADE E BIOTECNOLOGIA-REDE BIONORTE | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEMA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT - CECEN - Dissertações |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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DISSERTAÇÃO - MARCELO DA SILVA PENHA - PROFMAT - UEMA 2020.pdf | PDF A | 1.78 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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