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dc.creatorBorges, Dulce Maurilia Ribeiro-
dc.date.accessioned2024-11-08T19:55:43Z-
dc.date.available2024-11-08-
dc.date.available2024-11-08T19:55:43Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationBORGES, Dulce Maurilia Ribeiro.A violência legitimada na ordem social: uma leitura de O matador, Patrícia Melo.86 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-graduação em Letras, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2020. Disponível em:https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3542pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3542-
dc.description.abstractThe text is a lecture of the book O matador (2009), by Patrícia Melo, a Brazilian fictionalist from the 1990s, to discuss the representation of violence in the centuries-old literature. It is believed that the book has a unique character in the Brazilian fiction, because the violence is showed as extreme and legitimized for the promotion of social order, which suggests that it is a fiction that is in line with a real problem. For that purpose, the writings of Jacques Laplante (2001) and Yves Michaud (2012) about the violence as an element present in the everyday of the real context are revisited; the writings of Michel Foucault (1999), Jaime Ginzburg (2017), Perrone-Moisés (2016), Tânia Pellegrini (2002, 2008), Regina Zilberman (1994), Karl Schollhammer (2000, 2009), Ronaldo Lins (1990), about the representation of violence, as well as the aesthetics of violence in evidence in the universal fiction and brazilian fiction. Finally, some research and studies of Sérgio Adorno (2002), Alba Zaluar (1998), Silvia Carbone (2008), Bezerra Júnior (2006), Michel Wieviorka (1997), Hannah Arendt (2013), Marilena Chauí (2018), and other researchers about the practice of extreme violence, exercised by citizens murderers, legitimized by society. By means of such lecture, it was realized that Patrícia Melo's fiction shows a social fissure in which the representation of violence is not so different from the real violence, present in the daily life of Brazilian society. The theme of O matador (2009) is relevant and actual, because it confronts the reader with violence and with harmful values of society in relation to the man himself, with violations of rights prevailing for various types of aggressionspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectO matadorpt_BR
dc.subjectPatrícia Melopt_BR
dc.subjectFicção brasileirapt_BR
dc.subjectRepresentação da violênciapt_BR
dc.subjectLiteratura finissecularpt_BR
dc.subjectOrdem socialpt_BR
dc.subjectThe killerpt_BR
dc.subjectBrazilian fictionpt_BR
dc.subjectCentury-old literaturept_BR
dc.subjectRepresentation of violencept_BR
dc.subjectSocial orderpt_BR
dc.titleA violência legitimada na ordem social: uma leitura de O matador, Patrícia Melopt_BR
dc.title.alternativeLegitimized violence in the social order: a reading of The Matador, Patricia Melopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/063179732853478pt_BR
dc.contributor.advisor1Pinheiro, Maria Iranilde Almeida Costa-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6103-9289pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9909757313049374pt_BR
dc.contributor.referee1Vieira, Martha Alkimin de Araújo-
dc.contributor.referee2Borralho, José Henrique de Paula-
dc.description.resumoO texto é uma leitura da obra O matador (2009), de Patrícia Melo, ficcionista brasileira dos anos 1990, a fim de discutir a representação da violência na literatura finissecular. Acredita-se que a obra tem caráter singular na ficção brasileira, pois a violência é apresentada como extrema e legitimada para a promoção da ordem social, o que sugere ser uma ficção que está em consonância com uma problemática real. Para alcançar o objetivo proposto, adota-se a metodologia de análise dessa obra de Patrícia Melo e de revisão de literatura como suporte teórico. Para tanto, são revisitadas as obras de Jacques Laplante (2001) e de Yves Michaud (2012) sobre a violência como elemento presente no cotidiano do contexto real; obras de Michel Foucault (1999), Jaime Ginzburg (2017), Perrone-Moisés (2016), Tânia Pellegrini (2002, 2008), Regina Zilberman (1994), Karl Schollhammer (2000, 2009), Ronaldo Lins (1990), sobre a representação da violência, bem como da estética da violência em evidência na ficção universal e na ficção brasileira. Por fim, são visitadas algumas pesquisas e estudos realizados por Sérgio Adorno (2002), Alba Zaluar (1998), Silvia Carbone (2008), Bezerra Júnior (2006), Michel Wieviorka (1997), Hannah Arendt (2013), Marilena Chauí (2018), entre outros pesquisadores sobre a prática da violência extrema, exercida por cidadãos assassinos, legitimados pela sociedade. Pelo viés de leitura apontado, constatou-se que a ficção de Patrícia Melo evidencia uma fissura social em que a representação da violência não se difere muito da violência da realidade, presente no cotidiano da sociedade brasileira. A temática de O matador (2009) é relevante e atual, pois confronta o leitor com a violência e com valores nocivos da sociedade em relação ao próprio homem, prevalecendo as violações de direitos por diversos tipos de agressõespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - PPGLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqLiteratura Brasileirapt_BR
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