Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3510
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Neyson José Nunes dos-
dc.date.accessioned2024-11-04T19:01:23Z-
dc.date.available2024-11-04-
dc.date.available2024-11-04T19:01:23Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationSANTOS, Neyson José Nunes dos. Logística reversa de pós-consumo: o caso da empresa KM-Zero troca de óleo lubrificantes em São Luis-MA. 2019. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo (Curso de Bacharelado em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA - Brasil, 2019. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3510pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3510-
dc.description.abstractIn the face of constant changes in the market, such as shortened product life cycles and people's need to consume products from environmentally friendly companies, organizations have to work harder to adapt to these changes. In this context, reverse logistics is a very powerful tool for meeting such needs. Thus, this study has as its main objective, to analyze the company and how the good practices of the correct disposal of its residues can be used as a competitive advantage. The research was characterized as exploratory, and as strategy was used a case study in a company of automotive lubricant oil exchange, the data were collected in the form of questionnaires with the qualitative and quantitative approach. From the data obtained, it can be seen that from the customers' point of view, although 80% agree that reverse logistics is very important for companies in this segment, only 20% understand that an environmentally responsible company is a determining factor in choosing where to do it. the service. And according to the owner the company practices reverse logistics, but it is something that is done only because of the legal parameters, the main concern of the manager of this company, is that he will not suffer penaltiespt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLogística reversapt_BR
dc.subjectDiferencial competitivopt_BR
dc.subjectOrganizaçõespt_BR
dc.subjectEmpresapt_BR
dc.subjectResíduospt_BR
dc.subjectÓleo lubrificantes automotivospt_BR
dc.subjectSão Luís - Maranhãopt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectReverse logisticspt_BR
dc.subjectCompetitive advantagept_BR
dc.subjectOrganizationspt_BR
dc.subjectCompanypt_BR
dc.subjectWastept_BR
dc.subjectAutomotive lubricating oilpt_BR
dc.subjectSão Luís - Maranhãopt_BR
dc.subjectBrazilpt_BR
dc.titleLogística reversa de pós-consumo: o caso da empresa KM-Zero troca de óleo lubrificantes em São Luis-MApt_BR
dc.title.alternativePost-consumer reverse logistics: the case of the KM-Zero lubricant oil change company in São Luis-MApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Rabelo, Weslley Phelix Silveira-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-5675-849Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8019853195938993pt_BR
dc.contributor.referee1Carvalho, Roosevelth Ramos Barroso-
dc.contributor.referee1IDCARVALHO, R. R. B.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4585646040230515pt_BR
dc.contributor.referee2Garcez, Railson Marques-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-7415-1026pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7642745674330297pt_BR
dc.description.resumoDiante das constantes mudanças no mercado, como diminuição do ciclo de vida dos produtos e a necessidade das pessoas em consumir produtos de empresas ecologicamente correta, as organizações têm cada vez mais que trabalhar para se adaptarem a essas mudanças. Neste contexto a logística reversa é uma ferramenta muito poderosa para suprir tais necessidades. Sendo assim este estudo tem como objetivo principal, analisar a empresa e como as boas práticas da destinação correta de seus resíduos, podem ser utilizadas como vantagem competitiva. A pesquisa se caracterizou como exploratória, e como estratégia foi utilizado um estudo de caso em uma empresa de troca de óleo lubrificantes automotivos, os dados foram coletados em forma de questionários com a abordagem qualitativa e quantitativa. Os dados obtidos permitiram constatar que do ponto de vista dos clientes, apesar de 80% concordarem que a logistica reversa é muito importante para as empresas desse segmento, apenas 20% entendem que uma empresa ambientalmente responsável é um fator determinante para a escolha de onde realizar o serviço. E de acordo com o proprietário, a empresa pratica a logística reversa, porém é algo que é feito somente em razão dos parâmetros legais, a principal preocupação do gestor dessa empresa, é que ele não venha sofrer penalidades pelo descumprimento da legislaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSApt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Administração Bacharelado - CCSA - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO- NÊYSON JOSE NUNES DOS SANTOS- ADMINISTRAÇÃO -CCSA UEMA 2019.pdfPDF A520.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.