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dc.creatorCunha, Guilherme Silva-
dc.date.accessioned2024-11-01T21:27:24Z-
dc.date.available2024-11-01-
dc.date.available2024-11-01T21:27:24Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationCUNHA, Guilherme Silva. Planejamento estratégico: o Método Grumbach em uma microempresa. 2019. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Bacharelado em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA - Brasil, 2019. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3501pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3501-
dc.description.abstractIn the business sector, microenterprises in quantitative terms are the largest in Brazil, as they represent the opportunity for growth for millions of Brazilians, a better life or the realization of a dream, but in return are the ones that most bankrupt. This article aims to implement the Strategic Planning (PE) in Company X (nomenclature used for the company object of study), through the Grumbach Method. The specific objectives are first to present the perception of internal actors through semi-structured interviews, verify the acceptance of the Grumbach method by these actors during the EP Elaboration process and gather the main positive and negative aspects of the EP according to the participants' perception. The problem is with the perception of representatives of Company X about the EP tool as a guiding element of decisions. The work begins with the definition of the general and specific objectives and follows with the theoretical framework, which represents the basis of the theme from the perspective of other authors. The methodology used the Phenomenological method (which comprises the perceptions of the actors on the subject). As an improvement to Company X, it was proposed that it invest more in alternative products to generate more profitability and increase its cash to be able to buy its products from suppliers without difficulties, as well as creating a website and inserting the company in social networks for better dissemination of your offered productspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectMétodo Grumbachpt_BR
dc.subjectMicroempresaspt_BR
dc.subjectAdministração empresarialpt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectStrategic planningpt_BR
dc.subjectGrumbach methodpt_BR
dc.subjectMicro-enterprisespt_BR
dc.subjectBusiness administrationpt_BR
dc.subjectBrazilpt_BR
dc.titlePlanejamento estratégico: o Método Grumbach em uma microempresapt_BR
dc.title.alternativeStrategic planning: the Grumbach Method in a micro-enterprisept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDCUNHA, G. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4957419035237706pt_BR
dc.contributor.advisor1Farias, William Jobim-
dc.contributor.advisor1IDFARIAS, W. J.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3537300055661660pt_BR
dc.description.resumoNo ramo empresarial, as microempresas em termos quantitativos são as maiores no Brasil, pois representam a oportunidade de crescimento para milhões de brasileiros, uma vida melhor ou a realização de um sonho, mas em contrapartida são as que mais decretam falência. O presente artigo tem como objetivo geral implementar o Planejamento Estratégico (PE) na Empresa X (nomenclatura usada para a empresa objeto de estudo) através de uma das ferramentas do PE, o Método Grumbach. Os objetivos específicos são primeiramente apresentar a percepção dos atores internos sobre o método a ser adotado por meio de uma entrevista semiestruturada, verificar a aceitação do Método Grumbach por parte desses atores durante o processo de Elaboração do PE e colher os principais aspectos positivos e negativos do PE segundo a percepção dos participantes. O problema se dá com a percepção dos representantes da Empresa X sobre a ferramenta do PE como elemento norteador das decisões. O trabalho inicia-se com a definição dos objetivos geral e específico e segue com o referencial teórico, que representa o embasamento do tema sob a perspectiva de outros autores, na metodologia foi utilizado o método Fenomenológico (que compreende as percepções dos atores sobre o assunto). Como melhora para o quadro da Empresa X foi proposto que a mesma invista em produtos alternativos para gerar mais lucratividade e aumentar seu caixa para conseguir comprar seus produtos de fornecedores sem dificuldades, assim como a criação de um site e inserir a empresa nas redes sociais para melhor divulgação de seus produtos oferecidospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSApt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqAdministração de Empresaspt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Administração Bacharelado - CCSA - Monografias

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