Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/350
Título: Diagnóstico educativo quanto aos comportamentos, atitudes e conhecimentos, dos vários atores sociais, em relação ao abate, o consumo e a comercialização da carne bovina, na região de Codó- MA
Autor(es): Pinto, Francisca das Chagas Santos
Data do documento: 2014-08-29
Editor: UEMA
Resumo: O objetivo geral deste trabalho foi caracterizar o complexo comercial que envolve o abate bovino, na regional de Codó-MA, por meio de diagnóstico de situação educativo-sanitária. Realizou-se a identificação do perfil dos principais atores sociais que atuam no complexo, bem como se determinou os principais pontos críticos de produção, comercialização e consumo de carne bovina. A Coleta de dados foi realizada a partir de observações diretas, de entrevistas não estruturadas, semi-estruturadas e estruturadas. Os resultados obtidos demonstraram que, dos 421 consumidores pesquisados, apenas 12 (2,9%) conheciam e sabiam interpretar corretamente o significado dos carimbos e a maioria 370 (87,9%) ou os desconhecia completamente 230 (54,6%) ou já havia visto, sem saber o seu significado 140 (33,3%). A preferência pelo consumo de carne in natura (carne verde) recaiu sobre 345 (81,9%) dos entrevistados. Dos 27 gestores entrevistados, 08 (29,6%) declararam que já viram e identificaram os três carimbos mostrados, enquanto que 10 (37%) já viram, mas desconhecem seu significado. Dos 153 manipuladores e proprietários de estabelecimentos de venda entrevistados, 89 (58,1%), considerou que é importante que o local de abate bovino seja limpo, mesmo sem inspeção, enquanto 60 (39,1%) consideram importante que o local de abate tenha inspeção sanitária. Dos 33 fornecedores de bovinos para abate nos matadouros 25 (75%) considerou importante a inspeção sanitária, pois evita que animais impróprios para consumo sejam abatidos. Na entrevista estruturada no relato do DSC, os 11 (40,7%) gestores relataram que para concretizar ações de correção no abate de bovino, na regional, são necessários trabalhos de conscientização, planejamento e articulação dos sujeitos envolvidos. O diagnóstico educativo sanitário considerou de relevância a criação de projetos educativos com a participação de todos os atores sociais deste complexo, o que levaria a mudanças cognitivas, afetivas e psicomotoras.
Palavras-chave: Abatedouros municipais
Condições higiênicas sanitárias
Saúde pública
Aparece nas coleções:Mestrado em Defesa Sanitária Animal - CCA - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FRANCISCA DAS CHAGAS SANTOS PINTO_1- PDF A.pdf11.54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.