Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3416
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMoreira, Alexsandra dos Santos-
dc.date.accessioned2024-10-25T20:22:39Z-
dc.date.available2024-10-25-
dc.date.available2024-10-25T20:22:39Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationMoreira, Alexsandra dos Santos. Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: concepção e atuação do professor de música. 2018. 79 f. Monografia (Curso de Licenciatura em Música) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2018. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3416pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3416-
dc.description.abstractAnalysis of the parameters used in the management of inattentive and hyperactive behaviors of students with ADHD (Attention Deficit Hyperactivity Disorder). The objective is to identify which forms of action in the school context are used and considered most appropriate by music teachers and whether they consider themselves qualified to work with students with ADHD. The research was conducted with 21 undergraduate students of the Bachelor's Degree in Music at the State University of Maranhão who have already completed at least one internship course or are enrolled in the Institutional Program for Teaching Initiation Grants (PIBID). According to the Brazilian Association for Attention Deficit (ABDA), ADHD is a neurobiological disorder with genetic causes that usually appears in childhood. Very often, this type of problem will accompany the child throughout his/her life, causing numerous setbacks, especially during the learning phase in Elementary and High School. The use of Music in the school context favors the performance of these students in routine tasks, in which they previously presented impaired performance, and can also enhance their creativity and awaken it in other areas. Knowing this, this work aims to analyze the level of knowledge and preparation of teachers to deal with students who present behavior characteristic of ADHD and highlight the importance of reflecting on the pedagogical practice adopted in schools for teaching Musicpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTranstorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)pt_BR
dc.subjectTDAH na escolapt_BR
dc.subjectTDAH e educação musical no contexto escolarpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de músicapt_BR
dc.subjectAbordagem para o trabalho com TDAHpt_BR
dc.subjectAttention deficit hyperactivity disorder (ADHD)pt_BR
dc.subjectADHD in schoolspt_BR
dc.subjectADHD and music education in the school contextpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectMusic teachingpt_BR
dc.subjectApproach to working with ADHDpt_BR
dc.titleTranstorno de déficit de atenção e hiperatividade: concepção e atuação do professor de músicapt_BR
dc.title.alternativeAttention deficit hyperactivity disorder: conception and performance of the music teacherpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDMOREIRA, A. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, José Roberto Froes da-
dc.contributor.advisor1IDFROES, Roberto; COSTA, José Roberto Froes dapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8205392201314000pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, José Roberto Froes da-
dc.contributor.referee1IDFROES, Roberto; COSTA, José Roberto Froes dapt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8205392201314000pt_BR
dc.contributor.referee2Castro, Ciro de-
dc.contributor.referee2IDCASTRO, Ciro; CASTRO, Ciro dept_BR
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-8163-5187pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1980627790311068pt_BR
dc.contributor.referee3Araújo, Carlos Eduardo de Carvalho-
dc.contributor.referee3IDARAUJO, C. E. C.pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0654600790068683pt_BR
dc.description.resumoAnálise dos parâmetros utilizados na gestão de comportamentos desatentos e hiperativos de alunos com TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade). Tem como objetivo identificar quais as formas de atuação no contexto escolar que os professores de música utilizam e acham mais adequadas e se os mesmos se consideram capacitados para atuar com alunos com TDAH. A pesquisa foi realizada com 21 graduandos do curso de Licenciatura em Música da Universidade Estadual do Maranhão que já realizaram pelo menos uma disciplina de estágio ou estão inseridos no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Segundo a Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA), o TDAH é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que normalmente aparece na infância. Com muita frequência, este tipo de problema acompanhará a criança por toda a sua vida, gerando inúmeros contratempos, sobretudo na fase de aprendizado nos Ensinos Fundamental e Médio. A utilização da Música no contexto escolar favorece o desempenho destes alunos em tarefas rotineiras, nas quais eles apresentavam desempenho prejudicado e podem, ainda, potencializar sua criatividade e despertá-la para outras áreas. Sabendo disso, este trabalho pretende analisar o grau de conhecimento e preparo dos professores para lidar com o aluno que apresenta comportamento característico do TDAH e evidenciar a importância de refletirmos sobre a prática pedagógica adotada nas escolas para o ensino de Músicapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqMúsica; Ensino e Aprendizagem na Sala de Aulapt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Música - CECEN - UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - ALEXSANDRA DOS SANTOS MOREIRA - CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA CECEN UEMA 2018.pdfPDFA685.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.