Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3415
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMartins, Joselma Soeiro-
dc.date.accessioned2024-10-25T20:22:00Z-
dc.date.available2024-10-25-
dc.date.available2024-10-25T20:22:00Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationMARTINS, Joselma Soeiro. A brincadeira como prática pedagógica: uma análise da educação infantil da Escola Comunitária O Casulo. 2020. 52f. Monografia (Curso de Licenciatura em Pedagogia - UEMANET) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2020. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3415pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3415-
dc.description.abstractThis research was developed at Casulo school, in the João de Deus neighborhood in São Luís- MA, met the work of concluding the undergraduate course that deals with playing as a pedagogical practice in the classroom, with the aim of analyzing the teaching-learning process from play as a pedagogical practice. The methodologies used are characterized as a case study of, in a qualitative approach, an exploratory research. For data collection, an open interview script was used, and data collection through bibliographic research modalities by theorists Piaget Vygotsky and Wallon. Understanding games as methodological didactic strategies in the teaching-learning process. Identify the stages of construction of the children's space by exploring ludic. As a methodology, a case study with a qualitative approach on the topic was carried out based on interviews with subjects from the research site. Research had very positive results in several aspects, in relation to the practices of play that strengthen the pedagogical issues of the teacher-student relationship. Considering, therefore, the choice of games as a pedagogical practice in the age group of early childhood education, by observing that maturation happens better through the stimuli resulting from games, which will develop in the course of their practice; using resources that facilitate learning so that the child builds his own knowledge.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBrincadeiraspt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectEscola Comunitária O Casulopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEscolas comunitárias infantispt_BR
dc.subjectDesenvolvimento criativo - educação infantilpt_BR
dc.subjectPiagetpt_BR
dc.subjectVygotskypt_BR
dc.subjectWallonpt_BR
dc.subjectPesquisa bibliográficapt_BR
dc.subjectJokespt_BR
dc.subjectCommunity School - O Casulopt_BR
dc.subjectEarly childhood community schoolspt_BR
dc.subjectPedagogical practicept_BR
dc.subjectEarly childhood educationpt_BR
dc.subjectCreative development - early childhood educationpt_BR
dc.subjectBibliographic researchpt_BR
dc.subjectPedagogia-
dc.titleA brincadeira como prática pedagógica: uma análise da educação infantil da Escola Comunitária O Casulopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDMARTINS, J. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Mendes, Shirlene Coelho Smith-
dc.contributor.advisor1IDMENDES, S. C. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3464947329461912pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa foi desenvolvida na escola Casulo, no Bairro do João de Deus em São Luís -MA, trata do trabalho de conclusão ao curso de licenciatura em pedagogia que trata do brincar como prática pedagogia na sala de aula, com o objetivo de analisar o processo de ensino-aprendizagem a partir das brincadeiras como prática pedagógica. As metodologias utilizadas se caracterizam como um estudo de caso em uma abordagem qualitativa, uma pesquisa exploratória. Para as coletas de dados utilizou-se um roteiro de entrevista aberto e, coleta de dados por meio das modalidades pesquisa bibliográfica dos teóricos: Piaget, Vygotsky e Wallon. Compreender as brincadeiras como estratégias didáticas metodológicas no processo de ensinoaprendizagem. Identificar as etapas de construção do espaço infantil explorando o lúdico. Como metodologia, realizou-se um estudo de caso de abordagem qualitativa sobre o tema a partir de entrevistas com sujeitos do local da pesquisa. Pesquisa teve resultados bastante positivo em vários aspectos, em relação às práticas da brincadeira que fortalecem as questões pedagógicas da relação professor-aluno. Considerando, a temática das brincadeiras como pratica pedagógica na faixa etária da educação infantil, por observar que a maturação acontece melhor através dos estímulos decorrentes das brincadeiras, a qual irão se desenvolver no decorrer de sua pratica, utilizando recursos facilitadores ao aprendizado de forma que a criança construa seu próprio conhecimento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis - UEMANETpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqEducação Pré-Escolarpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqTópicos Específicos em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia- UEMANET - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - JOSELMA SOEIRO MARTINS - LIC. PEDAGOGIA UEMA NET 2020.pdfPDF A271.66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.