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https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3383
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Coutinho, Thaís Samara Pinheiro | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-24T15:44:00Z | - |
dc.date.available | 2024-10-24 | - |
dc.date.available | 2024-10-24T15:44:00Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | COUTINHO, Thaís Samara Pinheiro. Centro Espírita e Tambor de Mina Iansã e Oxóssi Caboclo Roxo: religiosidade, identidade e condição feminina em um terreiro da periferia de São Luís no tempo presente. 2017. 88f. Monografia (Graduação em História Licenciatura) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2017. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3383 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3383 | - |
dc.description.abstract | The Mine Drum in São Luís has long been studied in São Luís, however, such works have always been located in the central zones of the city, denying to the background all other practices and terreiros existing in the periphery of the city. The present work, thinks the Mine Drum from the life trajectory of Dona Maria Zucí Clovier and her daughters of santo, located in the Spiritist Center and Drum of Mine Iansã and Oxóssi Caboclo Roxo (CETMIO), in the sense of signaling the inexistence of borders between these Afro-religious practices in terreiros of the periphery of the city. To think the life trajectory of this woman does not signal to the typical existing in the periphery that is not reached by speeches and definitions from the academy. In addition, it signals us towards the denaturalization created in relation to socially constructed sites for men and women. From the narratives elaborated by Mrs. Zucí, we will point out how the gender relations established within the terreiro are differentiated, removing women from the role of submissive, and in fact demonstrating the equity existing in these spaces that are also disputes. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual do Maranhão | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Tambor de Mina | pt_BR |
dc.subject | Biografia | pt_BR |
dc.subject | História Oral | pt_BR |
dc.subject | Relações de Gênero | pt_BR |
dc.subject | Festa de São Sebastião | pt_BR |
dc.subject | Festa de Santana | pt_BR |
dc.subject | Boi Encantado de Dalera e Menino Jairo | pt_BR |
dc.subject | Festa do Divino Espírito Santo | pt_BR |
dc.subject | Festa de Santa Bárbara | pt_BR |
dc.subject | Mine Drum | pt_BR |
dc.subject | Biography | pt_BR |
dc.subject | Oral History | pt_BR |
dc.subject | Gender Relationships | pt_BR |
dc.subject | Feast of Saint Sebastian | pt_BR |
dc.subject | Santana's party | pt_BR |
dc.subject | Dalera's Enchanted Ox and Boy Jairo | pt_BR |
dc.subject | Feast of the Divine Holy Spirit | pt_BR |
dc.subject | Feast of Santa Barbara | pt_BR |
dc.title | Centro Espírita e Tambor de Mina Iansã e Oxóssi Caboclo Roxo: religiosidade, identidade e condição feminina em um terreiro da periferia de São Luís no tempo presente | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.ID | COUTINHO, T. S. P. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5403704803305307 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ferreira, Marcia Milena Galdez | - |
dc.contributor.advisor1ID | FERREIA, M. M. G. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5280441501940287 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Araújo, Raimundo Inácio Souza | - |
dc.contributor.referee1ID | ARAÚJO, R. I. S. | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7829574717856862 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Costa, Yuri Michael Pereira | - |
dc.contributor.referee2ID | COSTA, Y. M. | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7987544224880905 | pt_BR |
dc.description.resumo | O tambor de mina em São Luís é um elemento há muito tempo estudado em São Luís, contudo, os trabalhos sempre foram focados nas zonas centrais da cidade, renegando à segundo plano todas as outras práticas e terreiros existentes na periferia. O presente trabalho pensa o Tambor de Mina a partir da trajetória de vida de dona Maria Zucí Clovier e suas filhas de santo, localizadas no Centro Espírita e Tambor de Mina Iansã e Oxóssi Caboclo Roxo (CETMIO), no sentido de sinalizar a inexistência de fronteiras entre estas práticas afro-religiosas em terreiros da periferia da cidade. Pensar a trajetória de vida desta mulher nos sinaliza para a tipicidade existente na periferia que não é atingida por discursos e definições a partir da academia. Além disso, nos sinaliza para a desnaturalização criada em relação aos locais socialmente construídos para homens e mulheres. A partir das narrativas elaboradas por dona Zucí, sinalizaremos como as relações de gênero estabelecidas no âmbito do terreiro se dão de forma diferenciada, retirando a mulher do papel de submissa, e, de fato, demonstrando a equidade existente nestes espaços que também são de disputas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECEN | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEMA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Humanas | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História do Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História Regional do Brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em História - CECEN - UEMA - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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