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dc.creatorCoutinho, Thaís Samara Pinheiro-
dc.date.accessioned2024-10-24T15:44:00Z-
dc.date.available2024-10-24-
dc.date.available2024-10-24T15:44:00Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationCOUTINHO, Thaís Samara Pinheiro. Centro Espírita e Tambor de Mina Iansã e Oxóssi Caboclo Roxo: religiosidade, identidade e condição feminina em um terreiro da periferia de São Luís no tempo presente. 2017. 88f. Monografia (Graduação em História Licenciatura) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2017. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3383pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3383-
dc.description.abstractThe Mine Drum in São Luís has long been studied in São Luís, however, such works have always been located in the central zones of the city, denying to the background all other practices and terreiros existing in the periphery of the city. The present work, thinks the Mine Drum from the life trajectory of Dona Maria Zucí Clovier and her daughters of santo, located in the Spiritist Center and Drum of Mine Iansã and Oxóssi Caboclo Roxo (CETMIO), in the sense of signaling the inexistence of borders between these Afro-religious practices in terreiros of the periphery of the city. To think the life trajectory of this woman does not signal to the typical existing in the periphery that is not reached by speeches and definitions from the academy. In addition, it signals us towards the denaturalization created in relation to socially constructed sites for men and women. From the narratives elaborated by Mrs. Zucí, we will point out how the gender relations established within the terreiro are differentiated, removing women from the role of submissive, and in fact demonstrating the equity existing in these spaces that are also disputes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTambor de Minapt_BR
dc.subjectBiografiapt_BR
dc.subjectHistória Oralpt_BR
dc.subjectRelações de Gêneropt_BR
dc.subjectFesta de São Sebastiãopt_BR
dc.subjectFesta de Santanapt_BR
dc.subjectBoi Encantado de Dalera e Menino Jairopt_BR
dc.subjectFesta do Divino Espírito Santopt_BR
dc.subjectFesta de Santa Bárbarapt_BR
dc.subjectMine Drumpt_BR
dc.subjectBiographypt_BR
dc.subjectOral Historypt_BR
dc.subjectGender Relationshipspt_BR
dc.subjectFeast of Saint Sebastianpt_BR
dc.subjectSantana's partypt_BR
dc.subjectDalera's Enchanted Ox and Boy Jairopt_BR
dc.subjectFeast of the Divine Holy Spiritpt_BR
dc.subjectFeast of Santa Barbarapt_BR
dc.titleCentro Espírita e Tambor de Mina Iansã e Oxóssi Caboclo Roxo: religiosidade, identidade e condição feminina em um terreiro da periferia de São Luís no tempo presentept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDCOUTINHO, T. S. P.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5403704803305307pt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira, Marcia Milena Galdez-
dc.contributor.advisor1IDFERREIA, M. M. G.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5280441501940287pt_BR
dc.contributor.referee1Araújo, Raimundo Inácio Souza-
dc.contributor.referee1IDARAÚJO, R. I. S.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7829574717856862pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Yuri Michael Pereira-
dc.contributor.referee2IDCOSTA, Y. M.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7987544224880905pt_BR
dc.description.resumoO tambor de mina em São Luís é um elemento há muito tempo estudado em São Luís, contudo, os trabalhos sempre foram focados nas zonas centrais da cidade, renegando à segundo plano todas as outras práticas e terreiros existentes na periferia. O presente trabalho pensa o Tambor de Mina a partir da trajetória de vida de dona Maria Zucí Clovier e suas filhas de santo, localizadas no Centro Espírita e Tambor de Mina Iansã e Oxóssi Caboclo Roxo (CETMIO), no sentido de sinalizar a inexistência de fronteiras entre estas práticas afro-religiosas em terreiros da periferia da cidade. Pensar a trajetória de vida desta mulher nos sinaliza para a tipicidade existente na periferia que não é atingida por discursos e definições a partir da academia. Além disso, nos sinaliza para a desnaturalização criada em relação aos locais socialmente construídos para homens e mulheres. A partir das narrativas elaboradas por dona Zucí, sinalizaremos como as relações de gênero estabelecidas no âmbito do terreiro se dão de forma diferenciada, retirando a mulher do papel de submissa, e, de fato, demonstrando a equidade existente nestes espaços que também são de disputas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
dc.subject.cnpqHistória do Brasilpt_BR
dc.subject.cnpqHistória Regional do Brasilpt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em História - CECEN - UEMA - Monografias

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