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dc.creatorBarbosa, Kely Sousa-
dc.date.accessioned2024-10-22T21:14:44Z-
dc.date.available2024-10-22-
dc.date.available2024-10-22T21:14:44Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationBARBOSA, Kely Sousa. Desafios da gestão de pessoas em uma organização pública em busca da gestão por competências: um estudo de caso no TCE – MA. 2019. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo (Curso de Bacharelado em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA - Brasil, 2019. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3357pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3357-
dc.description.abstractThe notion of competence in organizations has been one of the key points for the development in the organizational scope as well as the way to achieve the goals set and a high performance with respect to the professional of each employee. Competence would be, therefore, the synergy of knowledge, skills and attitudes, where they help in the performance of the organization and the people who make up it. However, for this to happen more effectively, firm management and clear objectives are needed, focused on planning strategies aimed at enhancing and developing human potential.Following the line of thinking, Competency Management has become critical in setting goals to achieve these competencies. However, organizations need to review their organizational culture to stay up to date and, if necessary, adjust to reality. The lack of competency management in the organizational environment seen at the State of Maranhão Court of Auditors consistently impacts the expected results of its employees and the organization as a whole. Without this management model, it is impossible to use performance indicators efficiently. Thus, for the construction of this work, a literature review and semi-structured interviews were made, aiming to understand the existing impacts of the lack of this management by competences, bringing the importance of using such a model in the organizationpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCompetênciaspt_BR
dc.subjectGestão por Competênciaspt_BR
dc.subjectGestão de Pessoaspt_BR
dc.subjectambiente organizacionalpt_BR
dc.subjectcolaboradorpt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectSkillspt_BR
dc.subjectCompetency-based managementpt_BR
dc.subjectPeople Managementpt_BR
dc.subjectorganizational environmentpt_BR
dc.subjectemployeept_BR
dc.subjectStrategic planningpt_BR
dc.titleDesafios da gestão de pessoas em uma organização pública em busca da gestão por competências: um estudo de caso no TCE – MApt_BR
dc.title.alternativeChallenges of people management in a public organization in search of management: a case study at the TCE - MApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDBARBOSA, K. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8403508549574963pt_BR
dc.contributor.advisor1Farias, William Jobim-
dc.contributor.advisor1IDFARIAS, W. J.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3537300055661660pt_BR
dc.description.resumoA noção de competência nas organizações tem sido cada dia que passa um dos pontos primordiais para o desenvolvimento tanto no âmbito organizacional quanto a forma de alcançar os objetivos traçados e um alto desempenho no que diz respeito ao profissional de cada colaborador. Competência seria, portanto a sinergia do conhecimento, habilidades e atitudes, onde auxiliam no desempenho da organização e das pessoas que há compõe. Entretanto para que isso aconteça com mais eficiência, necessita-se de uma gestão firme e com objetivos claros, focados em planejar estratégias voltadas a aprimorar e a desenvolver o potencial humano. Seguindo a linha de pensamento, a Gestão por Competências tornou-se fundamental para a elaboração de metas para se alcançar essas competências. Porém, as organizações precisam rever sua cultura organizacional, para permanecerem sempre atualizadas e caso necessário se adequarem à realidade. A ausência de uma gestão por competências no ambiente organizacional vistos no Tribunal de Contas do Estado do Maranhão impacta de forma consistente nos resultados esperados dos seus colaboradores e da organização como um todo. Sem esse modelo de gestão, fica inviável a utilização de indicadores de desempenho de maneira eficiente. Assim, para a construção deste trabalho, fez-se uma revisão de literatura e entrevistas semiestruturadas, visando compreender os impactos existentes da falta dessa gestão por competências, trazendo a importância em utilizar um modelo assim na organizaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSApt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Administração Bacharelado - CCSA - Artigos

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