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https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3345
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Guimarães, Quezia Ferreira Moraes | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-22T14:23:56Z | - |
dc.date.available | 2024-10-22 | - |
dc.date.available | 2024-10-22T14:23:56Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | GUIMARÃES, Quezia Ferreira Moraes. O ensino de história afro-brasileira e africana: a Lei 10.639/03 e sua aplicabilidade no Centro de Ensino Paulo VI, São Luís / MA. 2017. 84f. Monografia (Graduação em História Licenciatura) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2017. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3345 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3345 | - |
dc.description.abstract | On the best performance of the practice of school education in Brazil, and especially in Maranhão, from the requirements contained in Law 10.639 sanctioned in 2003 under the then presidency of Luís Inácio Lula da Silva is what this paper proposes to address. The compulsory teaching of History of Africa in public and private educational institutions throughout the country comes as a primordial artifice of educational readjustment to Brazilian education awaited by social movements that have struggled so much and still struggle against inequalities, among which we have the Black Movement. The law "contemplates the study of the history of Africa and the Africans, the struggle of the blacks in Brazil, the Brazilian black culture and the black in the formation of the national society, valuing the participation of the black people in the social, political and economic areas" (SANTOS, 2009, p.267). To analyze how the teaching and learning of Afro Brazilian and African History and Culture has been given through interviews and questionnaires applied to teachers and students of the Paul VI Teaching Center, state school of Maranhão, seeking changes in a social reality loaded with prejudices, Plus an educational and structural rethinking of school is our main goal. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual do Maranhão | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Lei 10.639/03 | pt_BR |
dc.subject | História da África | pt_BR |
dc.subject | Movimento Negro | pt_BR |
dc.subject | Cultura Afro-brasileira | pt_BR |
dc.subject | Centro de Ensino Paulo VI | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Teaching History | pt_BR |
dc.subject | Law 10.639/03 | pt_BR |
dc.subject | History of Africa | pt_BR |
dc.subject | Black Movement | pt_BR |
dc.subject | Afro-Brazilian culture | pt_BR |
dc.subject | Paul VI Teaching Center | pt_BR |
dc.subject | Textbook | pt_BR |
dc.title | O ensino de história afro-brasileira e africana: a Lei 10.639/03 e sua aplicabilidade no Centro de Ensino Paulo VI, São Luís / MA | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Tatiana Raquel Reis | - |
dc.contributor.advisor1ID | SILVA, T. R. R. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1154566878083509 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Barbosa, Viviane de Oliveira | - |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0002-3555-7461 | pt_BR |
dc.contributor.referee1ID | BARBOSA, V. O. | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5697398324818667 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Barros, Antônio Evaldo Almeida | - |
dc.contributor.referee2ID | BARROS, A. E. A. | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0657826399373769 | pt_BR |
dc.description.resumo | Sobre o melhor desempenho da prática do ensino escolar no Brasil, e em especial no Maranhão, a partir dos requisitos contidos na Lei 10.639 sancionada em 2003 sob a então presidência de Luís Inácio Lula da Silva é que este trabalho se propõe abordar. A obrigatoriedade do ensino de História da África nas instituições de ensino públicas e privadas de todo o país, vem como um artifício primordial de reajuste educacional para com ensino brasileiro aguardado pelos movimentos sociais que tanto lutaram e ainda lutam contra desigualdades, dentre os quais temos o Movimento Negro. Tal Lei, vem “contemplando o estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, valorizando a participação do povo negro nas áreas social, política e econômica” (LIMA; SANTOS, 2009, p.267). Analisar como tem se dado o ensino-aprendizagem da História e Cultura Afro brasileira e africana a partir de entrevistas e questionários aplicados junto a professores e alunos do Centro de Ensino Paulo VI, escola estadual maranhense, buscando mudanças em uma realidade social carregada de preconceitos, além de um repensar educacional e estrutural da escola é o nosso principal objetivo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECEN | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEMA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Humanas | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História do Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Currículo | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em História - CECEN - UEMA - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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MONOGRAFIA - QUEZIA FERREIRA MORAES GUIMARÃES - HISTÓRIA UEMA 2017.pdf | 682.7 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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