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Título: A tessitura do imaginário na obra juvenil Kafka e a Boneca viajante de Jordi Sierra i Fabra: uma perspectiva teórica de Wolfgang Iser
Título(s) alternativo(s): The fabric of the imaginary in the youth work Kafka and the Traveling Doll by Jordi Sierra i Fabra: a theoretical perspective by Wolfgang Iser
Autor(es): Vale, Márcia Miranda Chagas
Orientador: Costa, Maria Iranilde Almeida
Membro da Banca: Lobato, Andrea Teresa Martins
Membro da Banca: Carvalho, Diógenes Buenos Aires de
Data do documento: 2019
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: Almeja-se com esta dissertação compreender a atuação do imaginário e seu desenvolvimento para a composição e produção do enredo da obra juvenil Kafka e a boneca viajante (2009), de Jordi Sierra i Fabra, bem como intenciona-se dialogar e analisar o discurso ficcional da obra enquanto produto da autorrepresentação humana, tomando-a como uma narrativa que elenca a transgressão de mundo, por ter como ponto de partida a construção de cartas imaginárias escritas pela personagem Franz Kafka, à menina Elsi, com intuito de fazê-la superar a dor da perda de sua boneca Brígida, encena-se uma viagem imaginária em que a imprevisibilidade dos acontecimentos possibilita uma tessitura metaficcional e desfragmentada. Tendo em vista as nuances da narrativa, a pesquisa propõe-se a problematizar o ato de criação da obra partindo do pressuposto de que, Sierra i Fabra, inspirou-se na suposta experiência do escritor Franz Kafka, no ano de 1923, em Berlim, na Alemanha, ao criar cartas para uma menina que havia perdido sua boneca, cartas estas nunca encontradas. Desse modo, a pesquisa alicerça seu interesse em discutir o imaginário como elemento base de edificação do enredo, para isto, assenta-se essa discussão sobre a concepção teórica de Wolfgang Iser (2013), de que os textos de ficção integram-se ao mundo dado a partir da tríplice: real, fictício e imaginário, entendendo que esses elementos aliam-se ao texto como perspectivas de uma antropologia literária. Considerando os objetivos almejados, o trabalho articula-se diante de uma abordagem qualitativa e exploratória que parte de um levantamento bibliográfico: teórico e crítico, tendo como base referencial o livro O fictício e o imaginário: Perspectivas de uma Antropologia Literária (ISER, 2013), além dos suportes: O ato da leitura (1996; 1999a) e a coletânea do VII colóquio da UERJ: Teoria da ficção: Indagações à Obra de Wolfgang Iser (ROCHA, 1999); para mais, dispõe-se das referências de Lima (2006; 2007; 2009), Coleredige (2018), Sartre (1996; 2017), Castoriadis (2000), Eco (2002; 2017), Cassier (2011), Bateson (2000), entre outros, que contribuem com o corpus dessa pesquisa. Nesse intuito, apresentar-se-á Kafka e a boneca viajante, uma obra que se abre para encenação de um mundo figurado, em que o fingir possibilita a condução do jogo imaginário, imprevisto, insólito e que traz perspectivas das verdades as quais não se alcançam, a não ser pelo percurso de um texto de ficção literária estabelecido por meio da tessitura do imaginário
Resumo: This master thesis aims to understand actuation of the imaginary and its development for the composition and production of plot of youthful work Kafka e a boneca viajante, by Sierra i Fabra, as well as there is intention of dialoguing and analyzing fictional discourse of this work as product of the human self-representation staging, taking it as a narrative that lists the worlds transgression by having as a starting point the construction of imaginary letters written by the character Franz Kafka, to girl Elsi, in order to make her overcome the loss pain of her doll Brígida, an imaginary journey is staged in which unpredictability of events enables a metafictional and defragmented tessitura. In view of narrative nuances, this research aims to problematize the work creating act on the assumption that Sierra i Fabra was inspired by the supposed experience of the writer Franz Kafka, in the year 1923, in Berlin, Germany, when he creating letters for a girl who had lost her doll but these letters were never found. In this way, the research concerns its interest in discussing the imaginary as a plot building basic element, for this purpose, this discussion is based on the theoretical conception of Wolfgang Iser (2013) who says that the fiction texts are integrated to the given world, from the triple: real, fictitious and imaginary; understanding that these elements align with the text as perspectives of a literary anthropology. By focusing on the desired objectives, this research is articulated with a qualitative and exploratory approach that starts from a bibliographical survey: theoretical and critical, based on the book O fictício e o imaginário: Perspectivas de uma Antropologia Literária (ISER, 2013), besides the supports: O ato da leitura (1996; 1999a) and the collection of VII colóquio da UERJ: Teoria da ficção: Indagações à Obra de Wolfgang Iser (ROCHA, 1999); furthermore, there are references of Lima (2006, 2007; 2009), Coleredige (2018), Sartre (1996; 2017), Castoriadis (2000), Eco (2002; 2017), Cassier (2011), Bateson (2000), among others who contribute to the corpus of this research. In this regard, Kafka e a boneca viajante will be presented as a work that opens for the enactment of a figurative world, in which pretending enables conduct of the imaginary game, unforeseen, unusual and that brings perspectives of truths which are not reached, except through the course of a literary fiction text established through imaginary tessitura
Palavras-chave: Teoria literária
O imaginário
Wolfgang Iser
Kafka e a boneca viajante
Discurso ficcional
Autorrepresentação humana
Literary theory
Fictional speech
The imaginary
Kafka and the traveling doll
Human self-representation
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras - CECEN - Dissertações

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