Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3315
Título: | Ensino de música nos anos iniciais da educação básica: um breve ensaio sobre questões históricas, formativas e de atuação do profissional da educação musical |
Título(s) alternativo(s): | Music teaching in the early years of basic education: a brief essay on historical, formative and professional performance issues in music education |
Autor(es): | Sousa, Gabriel Veras Silva |
Orientador: | Costa, José Roberto Froes da |
Membro da Banca: | Costa, José Roberto Froes da |
Membro da Banca: | Castro, Ciro de |
Membro da Banca: | Costa, Fernanda Silva da |
Data do documento: | 2021 2021 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | Este trabalho tem o intuito de apresentar um ensaio sobre a perspectiva histórica que circunda o ensino da música no contexto da educação básica, dissertando a respeito dos aspectos formativos do professor de música de forma reflexiva acerca dos anos inicias da educação básica como um válido espaço de atuação profissional desse docente, e discutindo ainda a importância do estágio curricular supervisionado durante o processo de formação do licenciando em música. Para a realização deste trabalho foi adotado como caráter metodológico a pesquisa documental, contemplando leis, pareceres, decretos-leis, dentre outros documentos que estão relacionados à delimitação de parâmetro, normas e preceitos inerentes à educação musical no contexto da educação básica. Do mesmo modo os debates estabelecidos no decorrer do trabalho ampararam-se na pesquisa bibliográfica, possibilitando o estabelecimento de uma análise de publicações no campo da educação musical e de aspectos históricos e formativos que permeiam a atuação do professor de música no contexto dos anos iniciais da educação básica. Dessarte, diante das diversas mudanças no eixo educacional e legislativo, a música passa a ser compreendida como campo de conhecimento e componente curricular indispensável da educação básica. Consequentemente, essa mudança de cenário corrobora para a discussão acerca do professor atuante no ensino da linguagem da música na educação básica que, nesta obra, destacamos o nível da educação infantil. No decorrer do trabalho defendemos a atuação do licenciado em música como professor especialista para lidar com a educação musical no contexto dos anos inicias da educação básica. Para tanto, defendemos a importância de uma formação inicial efetiva para o exercício do educador neste campo de atuação profissional. De tal modo, compreendemos o papel do estágio curricular supervisionado na educação infantil no sentido de promover uma articulação coerente entre teoria e prática, de maneira a possibilitar ao aluno de graduação uma relação com a práxis da docência, capaz de suscitar uma experiência que o possibilite perceber, questionar e refletir sobre suas práticas, metodologias e aspectos técnicos, fazendo da sala de aula um espaço de constante aprendizagem profissional. Isto posto, destacamos a importância da integração entre disciplinas direcionadas a metodologias de ensino e teorias da aprendizagem no nível infantil na estrutura curricular dos cursos de licenciatura em música, de maneira a viabilizar a formação de professores de música qualificados para atuarem na educação infantil |
Resumo: | This paper aims to present an essay on the historical perspective surrounding music teaching in the context of basic education, discussing the formative aspects of the music teacher in a reflective manner regarding the initial years of basic education as a valid space for professional activity of this teacher, and also discussing the importance of supervised curricular internship during the training process of the music undergraduate student. To carry out this work, documentary research was adopted as a methodological approach, including laws, opinions, decree-laws, among other documents that are related to the delimitation of parameters, norms and precepts inherent to music education in the context of basic education. Likewise, the debates established during the course of the work were supported by bibliographical research, enabling the establishment of an analysis of publications in the field of music education and of historical and formative aspects that permeate the performance of the music teacher in the context of the initial years of basic education. Thus, in view of the various changes in the educational and legislative axis, music is now understood as a field of knowledge and an indispensable curricular component of basic education. Consequently, this change in scenario corroborates the discussion about the teacher working in teaching the language of music in basic education, which, in this work, we highlight at the level of early childhood education. Throughout the work, we defend the role of the music graduate as a specialist teacher to deal with music education in the context of the initial years of basic education. To this end, we defend the importance of effective initial training for the educator to practice in this field of professional activity. In this way, we understand the role of the supervised curricular internship in early childhood education in the sense of promoting a coherent articulation between theory and practice, in order to enable undergraduate students to have a relationship with the praxis of teaching, capable of generating an experience that enables them to perceive, question and reflect on their practices, methodologies and technical aspects, making the classroom a space for constant professional learning. That said, we highlight the importance of integrating disciplines aimed at teaching methodologies and theories of learning at the early childhood level in the curricular structure of undergraduate music courses, in order to enable the training of qualified music teachers to work in early childhood education |
Palavras-chave: | Educação Musical Música na Educação Básica Formação de Professores Legislação Educacional Pesquisa bibliográfica Importância do estágio curricular supervisionado Música e aprendizagem musical A musica no contexto da escola O ensino de música na educação infantil Professor de música: política educacional e formação acadêmica Music Education Music in Basic Education Teacher Training Educational Legislation Bibliographical Research Importance of Supervised Curricular Internship Music and Musical Learning Music in the School Context Music Teaching in Early Childhood Education Music Teacher: Educational Policy and Academic Training |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Música - CECEN - UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA - GABRIEL VERAS SILVA SOUSA - CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA CECEN UEMA 2021.pdf | PDFA | 309.22 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.