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dc.creatorPires Neto, Antonio Pereira-
dc.date.accessioned2024-10-17T18:39:28Z-
dc.date.available2024-10-17-
dc.date.available2024-10-17T18:39:28Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationPIRES NETO, Antonio Pereira. Patrimônio e monumentos: a Balaiada na sala de aula. 2019. 88f. Monografia (Graduação em História Licenciatura) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2019. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3300pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3300-
dc.description.abstractThe following work presents educational and community actions that enable the expansion of individuals and their perspectives in the midst of their own regional identity. Involving bibliographic surveys and field activities, this work seeks to carry out practical and theoretical work in the field of Heritage Education, involving monuments of the military Duque de Caxias, being a great persona involved in the rebellion of whaling, and also known as the revolt of the well-wishers. -vis, gaining focus on the community around the monuments and the school (formal education), bringing the topics of the revolution to the residents of the surrounding neighborhoods who in some cases accompanied with their experience the construction of the statues, as well as to the students they met. further the aspects of the revolt that are part of its regional identity. It is intended to apply this research along with processes that encompass education through its aspects, didactic, problematizing and dialogical, ie, presenting and bringing an approach through orality and expository methods that aims the evolution of citizens in topics involving the local historical heritage and the sense of community and student identity in relation to the same heritage. However, this research is being carried out so that education intertwines with interdisciplinarity, thus raising even more the themes that are little addressed in history textbooks. Therefore, it is important to highlight the great importance of presenting the population, that their own actions may be related and interact with heritage, so the concept of heritage may be much broader than what is used daily.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPerspectivaspt_BR
dc.subjectIdentidade Regionalpt_BR
dc.subjectEducação Patrimonialpt_BR
dc.subjectPatrimôniopt_BR
dc.subjectDuque de Caxiaspt_BR
dc.subjectBalaiadapt_BR
dc.subjectSão Luíspt_BR
dc.subjectMaranhãopt_BR
dc.subjectPerspectivespt_BR
dc.subjectRegional Identitypt_BR
dc.subjectHeritage Educationpt_BR
dc.subjectHeritagept_BR
dc.subjectDuke of Caxiaspt_BR
dc.titlePatrimônio e monumentos: a Balaiada na sala de aulapt_BR
dc.title.alternativeHeritage and monuments: Balaiada in the classroompt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDPIRES NETO, A. P.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6404518881986831pt_BR
dc.contributor.advisor1Camêlo, Júlia Constança Pereira-
dc.contributor.advisor1IDCAMÊLO, J. C. P.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-3583-6866pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8274892391684117pt_BR
dc.description.resumoO seguinte trabalho apresenta como objetivo atuações no meio educacional e comunitário que possibilite a ampliação de indivíduos e suas perspectivas em meio a sua própria identidade regional. Envolvendo levantamentos bibliográficos e atividades de campo, esse trabalho busca realizar trabalhos práticos e teóricos no âmbito da Educação Patrimonial, envolvendo monumentos do militar Duque de Caxias , sendo ele uma grande persona envolvida na revolta da balaiada, sendo conhecida também como revolta dos bem-te-vis, obtendo foco na comunidade ao redor dos monumentos e a escola (ensino formal), trazendo os tópicos da revolução tanto para os moradores dos bairros adjacentes que em alguns casos acompanharam com sua vivência a construção das estátuas, quanto para os alunos que conheceram ainda mais os aspectos da revolta que fazem parte da sua identidade regional. Pretende-se aplicar tal pesquisa junto com processos que englobam a educação por meio dos seus aspectos, didáticos, problematizadores e dialógicos, ou seja, apresentando e trazendo uma abordagem por meio da oralidade e métodos expositivos que objetiva a evolução dos cidadãos em tópicos que envolva o patrimônio histórico local e o sentimento de identidade da comunidade e dos alunos em relação ao mesmo patrimônio. Contudo, essa pesquisa está sendo realizada afim de que a educação se entrelace com a interdisciplinaridade, logo elevando ainda mais os temas que são pouco abordados nos livros didáticos de história. Portando é importante relevar a grande importância de apresentar a população, que suas próprias ações podem estar relacionadas e interagir com o patrimônio, sendo assim o conceito de patrimônio pode ser muito mais amplo do que é utilizado diariamente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqCiências humanaspt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
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