Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3287
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Sousa, Isabela Serra | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-17T12:35:48Z | - |
dc.date.available | 2024-10-17 | - |
dc.date.available | 2024-10-17T12:35:48Z | - |
dc.date.issued | 2024-04-26 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Isabela Serra. Arquitetura efêmera: anteprojeto arquitetônico de um festival musical de pequeno porte em São Luís – MA. 2024. 95f. Monografia (Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) - Centro de Ciências Tecnológicas, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2024.Disponívelem: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3287 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3287 | - |
dc.description.abstract | Musical festivals are one of the main examples of ephemeral architecture and their role in leisure and the dynamics of urban life reflects the importance of these events for society and for professionals in the field of architecture who work, together with several other professionals, in the design of these events. In the 1960s, the first festivals were recorded in Brazil, which today is home to several festivals that take place annually and attract thousands of spectators during the event. São Luís in Maranhão, in turn, is also the stage for these festivities, with the BR-135 Festival standing out. The work aims to explore the versatility of the festival's architectural elements and their contribution to the public experience through an architectural preliminary design of these elements. The methodology adopted is based on bibliographical research relevant to the subject and case study analysis. Based on this, the preliminary project for the festival will be developed, seeking to meet the parameters listed during the research that provide flexibility in the use of structures and greater interaction between the spectator and the elements of the event in terms of architecture | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual do Maranhão | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Arquitetura Efêmera | pt_BR |
dc.subject | Arquitetura | pt_BR |
dc.subject | Festival musical | pt_BR |
dc.subject | São Luís | pt_BR |
dc.subject | Maranhão | pt_BR |
dc.subject | Cenografia | pt_BR |
dc.subject | Rock in Rio | pt_BR |
dc.subject | Ephemeral Architecture | pt_BR |
dc.subject | Musical festival | pt_BR |
dc.subject | Architecture | pt_BR |
dc.subject | Saint Louis | pt_BR |
dc.subject | Scenography | pt_BR |
dc.subject | Heatstroke | pt_BR |
dc.subject | Ventilation | pt_BR |
dc.subject | Rock in River | pt_BR |
dc.subject | Uso e Ocupação do Solo | pt_BR |
dc.subject | Land Use and Occupation | pt_BR |
dc.subject | Topografia | pt_BR |
dc.subject | Topography | pt_BR |
dc.title | Arquitetura efêmera: anteprojeto arquitetônico de um festival musical de pequeno porte em São Luís - MA | pt_BR |
dc.title.alternative | Ephemeral architecture: architectural preliminary project of a small musical festival in São Luís - MA | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.ID | SOUSA, I.S. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3368756750192497 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Salomão, Flávio Moraes Rego | - |
dc.contributor.advisor1ID | SALOMÃO, F. M. R. | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Souza, Sanadja de Medeiros | - |
dc.contributor.referee1ID | SOUZA, S. M. | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0334227560127112 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Rêgo, Fabiana Aquino de Moraes | - |
dc.contributor.referee2ID | RÊGO, F. A. | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0667541826064900 | pt_BR |
dc.description.resumo | Festivais musicais são um dos principais exemplares de arquitetura efêmera e sua atuação no lazer e a dinâmica da vida urbana reflete a importância desses eventos para a sociedade e para profissionais da área de arquitetura que atuam, aliados a diversos outros profissionais, na concepção destes eventos. Na década de 1960 tem se os primeiros registros de festivais no Brasil, que hoje é sede de diversos festivais que acontecem anualmente e que movimentam milhares de espectadores durante o evento. São Luís no Maranhão, por sua vez, também é palco dessas festividades, destacando-se o Festival BR-135. O trabalho tem como objetivo explorar a versatilidade dos elementos arquitetônicos do festival e sua contribuição para a experiência do público por meio de um anteprojeto arquitetônico desses elementos. A metodologia adotada fundamenta-se em pesquisas bibliográficas pertinentes ao assunto e a análise de estudo de casos. Com base nisto, será desenvolvido o anteprojeto para o festival buscando atender os parâmetros elencados durante a pesquisa que proporcionem a flexibilidade de usos das estruturas e a maior interação entre o espectador e os elementos do evento no que compete a arquitetura | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus São Luis Centro de Ciências Tecnológicas – CCT | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEMA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo CCT - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA - ISABELA SERRA SOUSA - CCT UEMA 2024.pdf | PDF A | 9.65 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.