Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3275
Título: | O papel educativo do acervo João Mohana para difusão da música maranhense |
Título(s) alternativo(s): | The educational role of the João Mohana collection in the dissemination of Maranhão music |
Autor(es): | Cipriano, Bruno Henrique do Prado |
Orientador: | Gouveia Neto, João Costa |
Membro da Banca: | Gouveia Neto, João Costa |
Membro da Banca: | Castro, Ciro de |
Membro da Banca: | Rosário, Willinson Carvalho do |
Data do documento: | 2022 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | O objetivo deste trabalho foi reconhecer o papel educativo do Acervo João Mohana para difusão da música maranhense visando incentivar seu uso na educação musical, por intermédio das partituras, nas escolas de música do estado, públicas ou privadas, e por professores particulares. Utilizou-se os métodos de pesquisa bibliográfica e documental. Os seguintes autores foram de suma importância neste trabalho, Mohana (1974), APEM (1997), Carvalho Sobrinho (2004), Fucci Amato (2007), Gouveia Neto (2008, 2010, 2018), Dantas Filho (2010), Pesavento (2012), Salomão (2015), Silva (2015), Cerqueira (2018), Gouveia Neto e Silva (2019). Procurou-se apresentar a importância do acervo João Mohana para a educação musical do Maranhão por meio de levantamento dos dados históricos sobre o acervo, selecionou-se compositores de piano solo, indicando algumas composições, que foram editoradas por meio do programa MuseScore, com fins de estimular a difusão da música maranhense através do meio educacional. Destaca-se a ênfase dada ao desenvolvimento das aulas de música, que na segunda metade do Século XIX, no Maranhão, período estimado das composições, eram praticadas em escolas regulares e também em aulas nas casas dos próprios músicos com predominância de sua execução em teatro, por intermédio de espetáculos musicais orquestrados com maestros e cantores. |
Resumo: | The objective of this work was to recognize the educational role of the João Mohana Collection in the dissemination of Maranhão music, aiming to encourage its use in music education, through scores, in public and private music schools in the state, and by private teachers. Bibliographic and documentary research methods were used. The following authors were of utmost importance in this work: Mohana (1974), APEM (1997), Carvalho Sobrinho (2004), Fucci Amato (2007), Gouveia Neto (2008, 2010, 2018), Dantas Filho (2010), Pesavento (2012), Salomão (2015), Silva (2015), Cerqueira (2018), Gouveia Neto e Silva (2019). The aim was to present the importance of the João Mohana collection for musical education in Maranhão by means of a survey of historical data on the collection. Solo piano composers were selected, indicating some compositions, which were published through the MuseScore program, with the aim of stimulating the dissemination of Maranhão music through the educational environment. Emphasis is placed on the development of music classes, which in the second half of the 19th century in Maranhão, the estimated period of the compositions, were practiced in regular schools and also in classes in the homes of the musicians themselves, with their performance predominating in theater, through musical shows orchestrated by conductors and singers. |
Palavras-chave: | Acervo João Mohana Música Maranhense Piano Educação musical Pesquisa bibliográfica Composição atual do Acervo João Mohana do APEM João Mohana Collection Maranhão Music Piano Music Education Bibliographical Research Current Composition of the João Mohana Collection at APEM |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Música - CECEN - UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA - BRUNO HENRIQUE DO PRADO CIPRIANO - CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA CECEN UEMA 2022.pdf | PDFA | 1.98 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.