Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3256
Título: Idade Média na sala de aula e suas reminiscências na atualidade através da festa do Divino Espírito Santo em Alcântara, Maranhão
Título(s) alternativo(s): Middle Ages in the classroom and its reminiscences today through feast of the Divine Holy Spirit in Alcântara, Maranhão
Autor(es): Moraes, Marla Jéssica Campos de Souza
Orientador: Zierer, Adriana Maria de Souza
Membro da Banca: Camêlo, Júlia Constança Pereira
Membro da Banca: Santos, Sandra Regina Rodrigues dos
Data do documento: 2019
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: O professor como agente reflexivo e questionador, modificando a visão tradicional traz resultados positivos no ensino a partir do uso de novas práticas pedagógicas. Estas têm contribuído para desmistificar conceitos ultrapassados da disciplina História, que a colocavam como resumida a datas e acontecimentos distantes, basicamente, uma disciplina decorativa. Com o anseio de contribuir para a reconstrução do processo de ensino-aprendizagem entre o professor e o aluno, o trabalho em questão propõe o contato efetivo entre a Universidade (através dos alunos da graduação do curso de História) e a comunidade (alunos da educação básica de escolas públicas), visando perceber as necessidades de novas didáticas, novos recursos e novas metodologias, a fim de fazer o aluno sentir-se objeto do seu tempo, tornando-se um ser crítico do seu meio. Com recorte temporal definido – Idade Média, buscou-se refletir sobre as permanências culturais do medievo no Maranhão, com destaque para a Festa do Divino Espírito Santo, em Alcântara, levando assim, o aluno a transcender o seu olhar através da elaboração de material didático sobre o tema e do seu uso com os discentes do ensino básico, estimulando a participação de todos os envolvidos, tornando-os socialmente ativos no processo histórico.
Resumo: The inversion of the traditional teacher who has all knowledge to the by the reflective and questioning teacher brought positive results in education from the use of new pedagogical practices. Thus practice has helped to demystify misconceptions about the discipline History, which put it as an obsolete subject, summarized to distant dates and events, basically, a decorative course. With desire to contribute to the reconstruction of the teaching-learning process between the teacher and the student, the project in question proposes effective contact between the University ( students from the history course graduation) an the community ( basic education students from the public schools), aiming to perceive the needs for new didactics, new resources e new methodologies in order to make the student feel the object of his time. With defined time cut – Middle Ages, we sought to reflect on the cultural remains of the Middle Ages in Maranhão, with emphasises to Feast of Divine Holy Spirit in Alcântara, thus resulting, the student to transcend his look through the elaboration of didactic material about the theme, stimulating the participation of all those involved, making them socially active in the historical process.
Palavras-chave: Sala de aula
Metodologias
Heranças medievais
Festa do Divino Espírito Santo
Alcântara
Maranhão
Professor
Aluno
Classroom
Methodologies
Medieval heritages
Feast of the Divine Holy Spirit,
Teacher
Student
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em História - CECEN - UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - Marla Jéssica Campos de Souza Moraes - HISTÓRIA UEMA 2019.pdf2.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.