Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3235
Título: O ensino de canto coral na escola pública: a experiência, metodologia e repertório aplicado na prática do canto coletivo
Título(s) alternativo(s): Teaching choral singing in public schools: the experience, methodology and repertoire applied in the practice of collective singing
Autor(es): Santos, Noemi Martins dos
Orientador: Rosário, Willinson Carvalho do
Membro da Banca: Rosário, Willinson Carvalho do
Membro da Banca: Gouveia Neto, João Costa
Membro da Banca: Trindade, Francilourdes Carvalho Pinto
Data do documento: 2020
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: Este estudo surgiu do seguinte questionamento: como se desenvolve o ensino de canto coral no ensino fundamental nas escolas públicas? Assim, o objetivo central foi compreender como é desenvolvido o ensino de canto coral no ensino fundamental na escola pública. Para tanto, foram traçados os seguintes objetivos específicos: discutir o preparo do professor de canto coral na escola pública; analisar as metodologias para o ensino de canto coral no ensino fundamental e identificar o repertório utilizado na prática de canto coral na escola pública. Trata- se de um estudo bibliográfico de pesquisa aplicada e abordagem qualitativa com o caráter exploratório. O recorte temporal desta pesquisa está delimitado entre os anos de 2007 e 2018. Foram encontrados 21 artigos que abordam a prática de canto coral no ensino fundamental em escolhas públicas do Brasil. Também foram utilizados livros, teses e dissertações. A identificação das fontes foi realizada por meio dos sistemas informatizados de busca do Banco de Dados Bibliográficos do google acadêmico; CAPES, ABEM e ANMPOOM. Além de reforçar a importância do ensino de música nas escolas públicas, este trabalho, visa, deixar contribuições acerca da prática de canto coral nas escolas públicas, bem como fomentar as contribuições desta atividade enquanto expressão artística e de formação social.
Resumo: Este estudo surgiu do seguinte questionamento: como se desenvolve o ensino de canto coral no ensino fundamental nas escolas públicas? Assim, o objetivo central foi compreender como é desenvolvido o ensino de canto coral no ensino fundamental na escola pública. Para tanto, foram traçados os seguintes objetivos específicos: discutir o preparo do professor de canto coral na escola pública; analisar as metodologias para o ensino de canto coral no ensino fundamental e identificar o repertório utilizado na prática de canto coral na escola pública. Trata-se de um estudo bibliográfico de pesquisa aplicada e abordagem qualitativa com o caráter exploratório. O recorte temporal desta pesquisa está delimitado entre os anos de 2007 e 2018. Foram encontrados 21 artigos que abordam a prática de canto coral no ensino fundamental em escolhas públicas do Brasil. Também foram utilizados livros, teses e dissertações. A identificação das fontes foi realizada por meio dos sistemas informatizados de busca doBanco de Dados Bibliográficos do google acadêmico; CAPES, ABEM e ANMPOOM. In addition to reinforcing the importance of teaching music in public schools, this work aims to provide contributions regarding the practice of choral singing in public schools, as well as to promote the contributions of this activity as an artistic expression and social formation.
Palavras-chave: Canto Coral
Ensino fundamental
Escola pública
O ensino de canto coral na educação básica
O preparo e experiência do professor de canto coral
Metodologias para o ensino de canto coral no ensino fundamental
Repertório utilizado nas aulas de canto coral
Choral Singing
Elementary Education
Public School
Teaching choral singing in basic education
The preparation and experience of the choral singing teacher
Methodologies for teaching choral singing in elementary education
Repertoire used in choral singing classes
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Música - CECEN - UEMA - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - NOEMI MARTINS DOS SANTOS - CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA CECEN UEMA 2020.pdfPDFA323.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.