Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3224
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Silas Duarte da-
dc.date.accessioned2024-10-09T19:09:32Z-
dc.date.available2024-10-09-
dc.date.available2024-10-09T19:09:32Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationSILVA, Silas Duarte da. Festival internacional de contrabaixo de São Luís: relevância do festival no campo musical e educacional da capital maranhense . 2021. 43f. Monografia (Curso de Licenciatura em Música) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2021. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3224pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3224-
dc.description.abstractThis work had as its central theme the research on the INTERNATIONAL BASS FESTIVAL OF SÃO LUÍS and the relevance of the Festival in the musical and educational field of the capital of Maranhão. The main objective was to reflect on musical education. To identify whether musicians and the participating public are now challenged to study for a degree in music. To verify whether the festivals have offered opportunities for musical learning with workshops and master classes mediated by educators with degrees in music from UEMA and UFMA. And finally, to understand the practical results of the new frontiers proposed by cultural production, especially in the bass festival, versus musical education from the perspective of the UEMA degree. The research was carried out by studying the 7 editions of the São Luís International Double Bass Festival, covering a period of 10 years (2007 to 2017), identifying the objectives, goals, purposes, pillars, experiences and reports on the impact of the festival on the lives of young people and musicians, especially leading them to graduate degrees. The intense relationship between teachers and students at EMEM, UEMA and UFMA was noted, characterizing the importance of music education and its progression over time. We observed the importance of cultural exchanges and renowned musicians who validated the object of this study.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFestival de contrabaixopt_BR
dc.subjectLicenciatura em músicapt_BR
dc.subjectPerformance em músicapt_BR
dc.subjectEducação Musicalpt_BR
dc.subjectCadeia produtiva da músicapt_BR
dc.subjectImportância da licenciatura em música como pilar do Festivalpt_BR
dc.subjectMaranhão e o festival de contrabaixopt_BR
dc.subjectDouble bass festivalpt_BR
dc.subjectDegree in musicpt_BR
dc.subjectPerformance in musicpt_BR
dc.subjectMusic educationpt_BR
dc.subjectMusic production chainpt_BR
dc.subjectMaranhão and the double bass festivalpt_BR
dc.subjectImportance of the degree in music as a pillar of the festivalpt_BR
dc.titleFestival internacional de contrabaixo de São Luís: relevância do festival no campo musical e educacional da capital maranhensept_BR
dc.title.alternativeSão Luís International Double Bass Festival: relevance of the festival in the musical and educational field of the capital of Maranhãopt_BR
dc.title.alternativeSão Luís International Double Bass Festival: relevance of the festival in the musical and educational field of the capital of Maranhãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDSILVA, S. D.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7262930275245660pt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, José Roberto Froes da-
dc.contributor.advisor1IDFROES, Roberto; COSTA, José Roberto Froes dapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8205392201314000pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, José Roberto Froes da-
dc.contributor.referee1IDFROES, Roberto; COSTA, José Roberto Froes dapt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8205392201314000pt_BR
dc.contributor.referee2Küstner, Christoph Clemens-
dc.contributor.referee2IDKÜSTNER, C.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6263058586319572pt_BR
dc.contributor.referee3Costa Neto, Raimundo João Matos-
dc.contributor.referee3IDCOSTA NETO, R. J. M.pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9141810400573818pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como tema central a pesquisa sobre o FESTIVAL INTERNACIONAL DE CONTRABAIXO DE SÃO LUÍS e relevância do Festival no campo musical e educacional da capital maranhense. O objetivo principal foi refletir sobre a educação musical. Identificar se os músicos e público participante são doravante desafiados ao estudo da licenciatura em música. Verificar se os festivais têm oferecido oportunidade de aprendizagem musical com oficinas e master classes mediadas por educadores licenciados em música da UEMA e UFMA. E por fim, compreender os resultados práticos das novas fronteiras propostas pela produção cultural especialmente no festival de contrabaixo versus a educação musical na perspectiva da licenciatura da UEMA. A pesquisa foi trabalhada com o estudo das 7 edições do Festival Internacional de Contrabaixo de São Luís, alcançando um arco de 10 anos (2007 a 2017), identificando os objetivos, metas, propósitos, pilares, experiências e relatos sobre o impacto do festival na vida de jovens e músicos, especialmente levando-os à licenciatura. Foi percebida a intensa relação dos docentes e discentes da EMEM, UEMA e UFMA, caracterizando a importância do ensino da música e sua progressão no tempo. Observamos a importâncias das trocas culturais e dos músicos consagrados que validaram o objeto deste estudo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqInstrumentação Musicalpt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Música - CECEN - UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - SILAS DUARTE DA SILVA - CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA CECEN UEMA 2021.pdfPDFA1.99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.