Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3221
Título: Estágio curricular supervisionado no ensino fundamental e médio, isolamento social, tecnologias e o ensino: desafios e reflexões do ensino remoto
Título(s) alternativo(s): Supervised curricular internship in elementary and secondary education, social isolation, technologies and teaching: challenges and reflections on remote teaching
Autor(es): Pires, Klícya Moraes
Orientador: Rosário, Willinson Carvalho do
Membro da Banca: Rosário, Willinson Carvalho do
Membro da Banca: Gusmão, Edilson Fonseca
Membro da Banca: Costa, Fernanda Silva da
Data do documento: 2021
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: Até o presente momento, segundo os dados da UNESCO1, em média, dois terços de um ano acadêmico foram perdidos em todo o mundo, mais de 800 milhões de estudantes ainda enfrentam interrupções em sua educação, devido ao fechamento das escolas em consequência da contaminação da COVID-19. É diante desse contexto que este trabalho relata as experiências vividas no Estágio Supervisionado no sistema básico de ensino nas escolas UEB Luís Viana (Ensino Fundamental) e no Centro de Ensino Paulo VI (Ensino Médio). Estágio realizado através da Universidade Estadual do Maranhão, Campus São Luís, no curso de Licenciatura em Música (modalidade presencial) na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado, onde teve a supervisão do professor Edilson Gusmão e da professora Marlene Pontes. O objetivo principal deste relatório, é refletir sobre a prática do estágio supervisionado na educação básica de ensino e na formação inicial do professor de música, ramificado em: refletir sobre os desafios e aprendizagens no ensino das aulas de música na forma do ensino remoto, sobre os pontos negativos e positivos desse ensino e discutir sobre o uso das tecnologias da informação nestas aulas de música. Nessa direção, destaca-se que a disciplina de Estágio tem um papel essencial na formação de um acadêmico de licenciatura em música e está em sala de aula nos proporciona muitas experiências e desafios, porque experimentar o ambiente escolar, antes mesmo de atuar como profissionais formados, nos traz uma grande bagagem de aprendizagens e reflexões da nossa prática educacional, principalmente agora no atual momento da pandemia, como veremos neste trabalho. Portanto, como educadores musicais precisamos entender as necessidades e dificuldades dos alunos e de seus familiares, ainda mais nesse momento onde estaremos mais distantes deles. E por esses pontos, algumas questões devem ser consideradas: os alunos têm acesso a internet e aparelhos eletrônicos? Como iremos trabalhar com os alunos de forma que eles aprendam mesmo sem o uso da tecnologia? Qual didática/metodologia os professores precisam adotar para que os alunos aprendam? Dessa forma, foi diante dessas questões que vimos a necessidade de se fazer alterações nas nossas práticas e planejamentos de aula para adaptações diante das tecnologias digitais de informação e comunicação. Antes mesmo desse período caótico de pandemia, já vínhamos usando a tecnologia a nosso favor, mas o uso da mesma aumentou ainda mais durante esse período de isolamento social. Assim, essa grande ferramenta nos ajudou e possibilitou o desenvolvimento do nosso estágio, para que as atividades não fossem interrompidas totalmente. Foram momentos de muitas produções de conteúdos acadêmicos e ainda de nos reinventarmos, afinal, as nossas aulas não poderiam continuar da mesma forma como se estivéssemos dentro de uma sala de aula presencialmente.
Resumo: To date, according to UNESCO data1, on average, two-thirds of an academic year has been lost worldwide, and more than 800 million students still face interruptions in their education due to school closures as a result of COVID-19. It is in this context that this paper reports on the experiences of Supervised Internships in the basic education system at UEB Luís Viana (Elementary School) and Centro de Ensino Paulo VI (High School). Internships were carried out at the State University of Maranhão, São Luís Campus, in the Music Degree course (in-person modality) in the Supervised Curricular Internship discipline, where they were supervised by Professor Edilson Gusmão and Professor Marlene Pontes. The main objective of this report is to reflect on the practice of supervised internships in basic education and in the initial training of music teachers, branching out into: reflecting on the challenges and learning in teaching music classes in the form of remote teaching, on the negative and positive aspects of this teaching and discussing the use of information technologies in these music classes. In this sense, it is worth highlighting that the Internship discipline plays an essential role in the training of a music undergraduate student and being in the classroom provides us with many experiences and challenges, because experiencing the school environment, even before working as trained professionals, brings us a great deal of learning and reflection on our educational practice, especially now in the current moment of the pandemic, as we will see in this work. Therefore, as music educators we need to understand the needs and difficulties of students and their families, especially at this time when we will be more distant from them. And for these points, some questions should be considered: do students have access to the internet and electronic devices? How will we work with students so that they learn even without the use of technology? What teaching methods/methodologies do teachers need to adopt so that students can learn? In light of these issues, we saw the need to make changes to our practices and lesson plans to adapt to digital information and communication technologies. Even before this chaotic pandemic period, we had already been using technology to our advantage, but its use increased even more during this period of social isolation. Thus, this great tool helped us and enabled the development of our internship, so that activities were not completely interrupted. These were moments of much production of academic content and also of reinventing ourselves, after all, our classes could not continue in the same way as if we were in a classroom in person.
Palavras-chave: Estágio curricular supervisionado
Isolamento social
Tecnologias
Ensino da música
Ensino remoto
A formação inicial do professor de música
A importância da educação básica e do ensino da arte nas escolas
Regências em sala de aula
Initial training for music teachers
Supervised curricular internship
Technologies
Remote teaching
Social isolation
Music teaching
The importance of basic education and art teaching in schools
Classroom conducting
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Música - CECEN - UEMA - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - KLÍCYA MORAES PIRES - CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA CECEN UEMA 2021.pdfPDFA902.35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.