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dc.creatorRodrigues, Marcos Aurélio Teixeira-
dc.date.accessioned2024-10-08T18:04:08Z-
dc.date.available2024-10-08-
dc.date.available2024-10-08T18:04:08Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Marcos Aurélio Teixeira. Bumba-meu-boi de zabumba de mestre Leonardo: memória e tradição. 2020. 55 f. TCC (Graduação) - Curso de Música, Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2020. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3209pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3209-
dc.description.abstractThis Final Course Work focused on analyzing the Bumba-meu-boi of Zabumba by Mestre Leonardo, from the point of view of its memory and preservation of the popular tradition of Maranhão. To clarify the origin of the Bumba-Boi of Zabumba as an element of Afro-Brazilian culture, to demonstrate the meaning of the Boi of Mestre Leonardo Zabumba accent for its members. In this course, the history of the Bumba-meu-boi1 of Liberdade was addressed, in the Zabumba accent considered by different researchers, among them Michol Carvalho (1995), the oldest accent. The aim was to understand the history of the Bumba-meu-boi of Maranhão, a traditional festival of the popular culture of Maranhão, the history and emergence of the Boi of Liberdade, the cycle of the Boi of Liberdade that begins with the rehearsal, the training, the baptism ritual and the ceremony of the death of the ox that marks the end of the festivities of the year. The classification of Bumba-meu-boi from Maranhão according to Azevedo Neto (1983) is also analyzed. Arguments about the emergence of the boi in the 18th century, and how it began in its initial form and the process of exclusion that the bumba-meu-boi zabumba accent has endured over time will be analyzed in this work. Tradition and Modernity are also given as important aspects of authenticity and spontaneity of a people. This final course work is characterized as a participatory field research, the study was idealized through bibliographic research. To collect data from the organizers, audio recordings, photos, observations, notes and semi-structured interviews were used.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectZabumbapt_BR
dc.subjectCultura Popularpt_BR
dc.subjectZabumba de Mestre Leonardopt_BR
dc.subjectPreservação da tradição popular maranhensept_BR
dc.subjectCultura afro-brasileirapt_BR
dc.subjectBoi da Liberdadept_BR
dc.subjectCoureiras do Tambor de Crioulapt_BR
dc.subjectCoureiras do Tambor de Crioulapt_BR
dc.subjectLadainha, Morte do Boi da Liberdade 2019pt_BR
dc.subjectMorte do Boi da Liberdade 2019pt_BR
dc.subjectDados do Boi da Liberdadept_BR
dc.subjectInstrumentos do Boi de Zabumbapt_BR
dc.subjectTradição e Modernidade no Bumba-meu-boipt_BR
dc.subjectRitual do Batismopt_BR
dc.subjectBumba-meu-boipt_BR
dc.subjectPopular Culturept_BR
dc.subjectZabumba by Mestre Leonardopt_BR
dc.subjectPreservation of the popular tradition of Maranhãopt_BR
dc.subjectAfro-Brazilian culturept_BR
dc.subjectLadainha, Death of Boi da Liberdade 2019pt_BR
dc.subjectDeath of Boi da Liberdade 2019pt_BR
dc.subjectBoi da Liberdade Datapt_BR
dc.subjectBoi de Zabumba Instrumentspt_BR
dc.subjectTradition and Modernity in Bumba-meu-boipt_BR
dc.subjectBaptism Ritualpt_BR
dc.titleBumba-meu-boi de zabumba de mestre Leonardo: memória e tradiçãopt_BR
dc.title.alternativeBumba-meu-boi by zabumba by Mestre Leonardo: memory and traditionpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.LattesRODRIGUES, M. A. T.pt_BR
dc.contributor.advisor1Küstner, Christoph Clemens-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6263058586319572pt_BR
dc.contributor.referee1Küstner, Christoph Clemens-
dc.contributor.referee1IDKÜSTNER, C.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6263058586319572pt_BR
dc.contributor.referee2Rosário, Willinson Carvalho do-
dc.contributor.referee2IDROSÁRIO, W. C.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1577530290991244pt_BR
dc.contributor.referee3Marngoni, Heitor Marques-
dc.contributor.referee3IDMARNGONI, H. M.pt_BR
dc.description.resumoO presente Trabalho de Conclusão de Curso teve como foco analisar o Bumba-meu boi de Zabumba de Mestre Leonardo, sob o ponto de vista da sua memória a preservação da tradição popular maranhense. Esclarecer a origem do Bumba-Boi de Zabumba como elemento da cultura afro-brasileira, demonstrar o significado do Boi de Mestre Leonardo sotaque Zabumba para seus integrantes nesse percurso foi abordado a história do Bumba-meu-boi1 da Liberdade, no sotaque de Zabumba considerado por diferentes pesquisadores, entre eles Michol Carvalho (1995), o sotaque mais antigo. Buscou-se compreender a história do Bumba-meu-boi do Maranhão festa tradicional da cultura popular maranhense, a história e o surgimento do Boi da liberdade, o ciclo do boi da Liberdade que começa pelo ensaio, o treino, o ritual do batismo e a cerimônia da morte do boi que marca o fim das festividades do ano. Analisa-se também a classificação do Bumba-meu-boi do Maranhão segundo Azevedo Neto (1983). Argumentos sobre o surgimento do boi no século XVIII, e como teria começado na sua forma inicial e o processo de exclusão que o bumba meu-boi sotaque de zabumba vem suportando ao longo do tempo serão analisados neste trabalho. Dão-se, ainda, a Tradição e a Modernidade como importâncias de autenticidade e espontaneidade de um povo. O presente trabalho de conclusão de curso se caracteriza como uma pesquisa de campo participante, o estudo foi idealizado por meio de pesquisa bibliográfica. Para o levantamento de dados junto aos organizadores usou-se registro de áudio, fotos observações, anotações e entrevista semiestruturada.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqMúsica, Regência, Instrumentação Musical, Composição Musical, Canto, Dança, Execução da Dançapt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Música - CECEN - UEMA - Artigos



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