Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3178
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraújo, Fernando Silva de-
dc.date.accessioned2024-10-03T12:27:32Z-
dc.date.available2024-10-03-
dc.date.available2024-10-03T12:27:32Z-
dc.date.issued2023-03-24-
dc.identifier.citationARAÚJO, Fernando Silva de. Tecnologias na educação matemática: o uso do GeoGebra como ferramenta pedagógica no ensino da geometria espacial no Ensino Médio.105 f. 2023. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2023. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3178pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3178-
dc.description.abstractThis paper presents a proposal for teaching spatial geometry using GeoGebra software. Spatial geometry is an area of Mathematics with a wide range of applications, and its teaching is a challenge due to the difficulties in representing geometric solids in planar media, such as whiteboards and books. Thus, the use of Digital Information and Communication Technologies (DICT) demonstrates great potential in facilitating the teaching of spatial geometry and promoting critical and meaningful learning, taking advantage of the growing evolution of these tools, which has driven their integration into the educational scene. In this context, GeoGebra emerges as a powerful tool, having a variety of resources that can be applied in various areas of Mathematics. Aiming to evaluate the use of GeoGebra as a pedagogical tool in the teaching of spatial geometry, this research has a qualitative character, and the methodology used was field research, supported by bibliographic research. To collect the data, a pedagogical intervention was carried out, composed of a diagnosis to verify the students' prior knowledge, a pedagogical workshop, and questionnaires. A high acceptance rate of GeoGebra was observed among the students, who found it easy to use and helpful in visualizing and understanding the elements and measures of a spatial figure. GeoGebra also helped the students to understand a proposed problem situation. Based on the results obtained, it was concluded that GeoGebra is a facilitating tool in the process of learning spatial geometry, promoting dynamic, interactive, and collaborative teaching and contributing to the development of critical thinking, motivation, and student interest.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologiaspt_BR
dc.subjectGeometria Espacialpt_BR
dc.subjectGeoGebrapt_BR
dc.subjectTecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC)pt_BR
dc.subjectTechnologiespt_BR
dc.subjectSpatial Geometrypt_BR
dc.subjectGeoGebrapt_BR
dc.subjectDigital Information and Communication Technologies (TDIC)pt_BR
dc.titleTecnologias na educação matemática: o uso do GeoGebra como ferramenta pedagógica no ensino da geometria espacial no Ensino Médiopt_BR
dc.title.alternativeTechnologies in mathematics education: the use of GeoGebra as a tool pedagogical approach to teaching spatial geometry in high schoolpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5174995257237035pt_BR
dc.contributor.advisor1Brandão, Raimundo José Barbosa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1910896410830499pt_BR
dc.contributor.referee1Turibus, Sérgio Noleto-
dc.contributor.referee2Souza, Valeska Martins de-
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta uma proposta de ensino de Geometria espacial com utilização do software GeoGebra. A geometria espacial é uma área da Matemática com vasta gama de aplicações e seu ensino é um desafio diante das dificuldades em se representar sólidos geométricos em meios planos, como quadro branco e livros. Dessa forma, o uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) demonstram grande potencial em facilitar o ensino de Geometria espacial e promover uma aprendizagem crítica e significativa, aproveitando a crescente evolução dessas ferramentas, que tem impulsionado a sua inserção no cenário educacional. Nesse contexto, o GeoGebra surge como uma poderosa ferramenta, por ter uma variedade de recursos que podem ser aplicados nas mais diversas áreas da Matemática. Objetivando avaliar o uso do GeoGebra como ferramenta pedagógica no ensino de Geometria espacial, esta investigação tem caráter qualitativo e a metodologia utilizada foi a pesquisa de campo, apoiada por uma pesquisa bibliográfica. Para coleta dos dados foi realizada uma intervenção pedagógica composta de diagnóstico para verificação de conhecimentos prévios dos alunos, oficina pedagógica e questionários. Observou-se uma alta taxa de aceitação do GeoGebra entre os alunos, que o consideraram fácil de usar e que auxiliou na visualização e compreensão dos elementos e medidas de uma figura espacial. O GeoGebra também ajudou os alunos na compreensão de uma situação-problema proposta. A partir dos resultados obtidos, concluiu-se que o GeoGebra é uma ferramenta facilitadora no processo de aprendizagem de Geometria espacial, promovendo um ensino dinâmico, interativo e colaborativo e contribuindo para o desenvolvimento do pensamento crítico, da motivação e do interesse do alunopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.programMESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMATICA EM REDE NACIONAL - PROFMATpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqCiências Exatas e da Terrapt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT - CECEN - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO - FERNANDO SILVA DE ARAÚJO - PROFMAT - UEMA 2023.pdfPDF A7.98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.