Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3175
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Adriana Santos | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-02T18:27:27Z | - |
dc.date.available | 2024-10-02 | - |
dc.date.available | 2024-10-02T18:27:27Z | - |
dc.date.issued | 2017-11-23 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Adriana Santos. A história da América Latina “das cavernas ao terceiro milênio”: uma análise dos livros didáticos de história da Unidade Básica de Ensino Paulo VI. 2017. 96f. Monografia (Graduação em História Licenciatura) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2017. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3175 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3175 | - |
dc.description.abstract | This paper analyzes how the History of Latin America is presented to the students of the Basic Unit of Education Paulo VI, belonging to the São Luis / Maranhão state primary school system. We took the didactic book of History adopted by the institution - "From the Caverns to the Third Millennium", by the authors Patrícia Ramos Braick and Myriam Becho (2013, Volumes: 1, 2 and 3) as the main source of reflection and object of analysis. to demonstrate, through the approach of certain themes, how the history of the subcontinent appears in this material, the limits of the proposals and possibilities of more consistent deepening of the study on the subject. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual do Maranhão | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | América Latina | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Livro Didático | pt_BR |
dc.subject | Unidade Básica de Ensino Paulo VI | pt_BR |
dc.subject | São Luís | pt_BR |
dc.subject | Povos indígena | pt_BR |
dc.subject | Ditaduras Militares | pt_BR |
dc.subject | Governos Populistas | pt_BR |
dc.subject | História Comparada | pt_BR |
dc.subject | Eurocentrismo | pt_BR |
dc.subject | História Indígena | pt_BR |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.subject | Lutas de independência | pt_BR |
dc.subject | Latin America | pt_BR |
dc.subject | History teaching | pt_BR |
dc.subject | Didactic book | pt_BR |
dc.subject | Basic Teaching Unit Paul VI | pt_BR |
dc.subject | Saint Louis | pt_BR |
dc.subject | Indigenous people | pt_BR |
dc.subject | Military dictatorships | pt_BR |
dc.subject | Populist governments | pt_BR |
dc.subject | Comparative history | pt_BR |
dc.subject | Eurocentrism | pt_BR |
dc.subject | Indigenous history | pt_BR |
dc.subject | Identity | pt_BR |
dc.subject | Independence | pt_BR |
dc.subject | Struggles | pt_BR |
dc.title | A história da América Latina “das cavernas ao terceiro milênio”: uma análise dos livros didáticos de história da Unidade Básica de Ensino Paulo VI | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.ID | SILVA, A. S. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6138054583748761 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Dalmás, Carine | - |
dc.contributor.advisor1ID | DALMÁS, C. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2608359637094204 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Cabrera, Isabel Ibarra | - |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0002-2069-1502 | pt_BR |
dc.contributor.referee1ID | CABRERA, I. I. | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0765622564575420 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Ferreira, Marcia Milena Galdez | - |
dc.contributor.referee2ID | FERREIRA, M. M. G. | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5280441501940287 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho analisa como a História da América Latina é apresentada aos estudantes da Unidade Básica de Ensino Paulo VI, pertencente à rede estadual de ensino básico de São Luis/Maranhão. Tomamos o livro didático de História adotado pela instituição - "Das Cavernas ao Terceiro Milênio”, das autoras Patrícia Ramos Braick e Myriam Becho (2013, Volumes: 1, 2 e 3) como principal fonte de reflexão e objeto de análise. Nosso objetivo é demonstrar, por meio da abordagem de determinados temas, como a história do subcontinente aparece nesse material, os limites das propostas e possibilidades de aprofundamento mais consistente do estudo sobre o tema. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECEN | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEMA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Humanas | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História do Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História da América | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História Latino-Americana | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em História - CECEN - UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA - ADRIANA SANTOS SILVA - HISTÓRIA UEMA 2017.pdf | 1.28 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.