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dc.creatorLobato, Ozileude Amorim-
dc.date.accessioned2024-10-01T19:05:55Z-
dc.date.available2024-10-01-
dc.date.available2024-10-01T19:05:55Z-
dc.date.issued2024-08-28-
dc.identifier.citationLOBATO, Ozileude Amorim. Propriedades semânticas: análise do uso de sinonímia em produções textuais escolares. 2024. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) – Universidade Estadual do Maranhão, Centro de Estudos Superiores de Zé Doca - MA, 2024. Disponível em:pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3165-
dc.description.abstractThe present work deals with Synonymy, a property inherent to Lexical Semantics responsible for the establishment of similar meaning relations between two or more words, in oral and written discourses, helping in textual cohesion. Considering that textual productions are part of the process of developing communicative competence, it is essential to know how to use mechanisms relevant to the production of good texts, such as the semantic properties of language. In this sense, this work aimed to analyze the level of mastery that students of the 3rd grade of High School have about semantic properties, such as Synonymy, based on the evidence in their textual productions, relating them to the level of literacy required in texts proposed by the National High School Exam (ENEM). The theoretical support is based on authors such as: Cançado (2013) and Tamba (2006), with regard to semantic studies in general; Hoffmann (2014) and Fiorin (2021), with regard to lexical semantics; Freitas (2004), Halliday and Hasan (1976), in relation to Synonymy in the context of lexical cohesion; Travaglia (2008) and Oliveira (2010), on textual production in school. Thus, in the present work, of a basic nature and with an exploratory objective, a field research was carried out with corpus treatment following the qualitative approach, whose results allow us to conclude that most of the research participants need to develop, considerably, the ability to use synonyms in favor of lexical cohesion and textual stylistics, as part of the linguistic competence necessary for students at the end of Basic Education and, consequently, as required in the ENEM essaypt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSinonímiapt_BR
dc.subjectCoesãopt_BR
dc.subjectEstilísticapt_BR
dc.subjectProdução textualpt_BR
dc.subjectSemântica lexicalpt_BR
dc.subjectTerceira série do ensino médiopt_BR
dc.subjectExame nacional do ensino médio - ENEMpt_BR
dc.subjectRedação do ENEM.pt_BR
dc.subjectSynonymy;pt_BR
dc.subjectCohesionpt_BR
dc.subjectStylisticspt_BR
dc.subjectTextual productionpt_BR
dc.subjectLexical semanticspt_BR
dc.subjectThird year of high schoolpt_BR
dc.subjectNational High School Exam - ENEMpt_BR
dc.subjectENEM essay.pt_BR
dc.titlePropriedades semânticas: análise do uso de sinonímia em produções textuais escolarespt_BR
dc.title.alternativeSemantic properties: analysis of the use of synonymy in school textual productionspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2062505478604797pt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira., Eliúde Costa-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4058-2191pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6811989662439567pt_BR
dc.contributor.referee1Barros, Andreza Luana da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6243750657834163pt_BR
dc.contributor.referee2Cunha, Robson de Macêdo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7470810637303276pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho trata de Sinonímia, uma propriedade inerente à Semântica Lexical responsável pelo estabelecimento de relações de sentido semelhantes entre duas ou mais palavras, em discursos orais e escritos, auxiliando na coesão textual. Considerando que as produções textuais fazem parte do processo de desenvolvimento da competência comunicativa, é fundamental saber utilizar mecanismos pertinentes à produção de bons textos, a exemplo das propriedades semânticas da língua. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo analisar o nível de domínio que os alunos da 3ª série do Ensino Médio possuem acerca de propriedades semânticas, caso da Sinonímia, com base nas evidências em suas produções textuais, relacionando-as com o nível de letramento exigido em textos propostos pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O suporte teórico tem como base autores como: Cançado (2013) e Tamba (2006), no que concerne aos estudos semânticos de modo geral; Hoffmann (2014) e Fiorin (2021), no que tange à semântica lexical; Freitas (2004), Halliday e Hasan (1976), em relação à Sinonímia no contexto da coesão lexical; Travaglia (2008) e Oliveira (2010), sobre a produção textual na escola. Assim, no presente trabalho, de natureza básica e com objetivo exploratório, realizou-se uma pesquisa de campo com tratamento de corpus seguindo a abordagem qualitativa, cujos resultados permitem concluir que grande parte dos participantes da pesquisa precisam desenvolver, consideravelmente, a habilidade de utilizar os sinônimos em favor da coesão lexical e da estilística textual, como parte da competência linguística necessária a estudantes em final da Educação Básica e, consequentemente, conforme exigido na redação do ENEMpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Zé Docapt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa - Zé Doca - UEMA - Monografias

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