Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3144
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMaciel, Nadyla Galvão-
dc.date.accessioned2024-09-26T19:24:42Z-
dc.date.available2024-09-26-
dc.date.available2024-09-26T19:24:42Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationMACIEL, Nadyla Galvão. Confiabilidade humana na diminuição de falhas em freios eletromagnéticos: estudo de caso no terminal marítimo da ponta da madeira. 2024. 43 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção) Centro de Ciências Tecnológicas, Universidade Estadual do Maranhão - São Luís - MA, 2024. Disponível em:https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3144pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3144-
dc.description.abstractThe constant search for improvement in asset maintenance reliability processes has been discussed in numerous forums on the subject by the industrial sector. This work has as its main objective to demonstrate the relationship between practical training and the reduction of failures in electromagnetic brakes of ore forklifts in a directly proportional way at the Ponta da Madeira Port Terminal located in São Luís do Maranhão and belonging to the mining company. The specific objectives were to quantitatively measure the relationship curve between the number of failures and the number of trained in preventive maintenance of forklift brakes, in addition to the reduction of Corrective Maintenance Hours (HMC) in this safety system. Using William Glasser's pyramid as a study parameter, the practice of learning presents itself as an active learning method that has gained fixation and use undertaken. The three factors (Workplace Design, Documentation and People) of human reliability were addressed, which aim to reduce human error and increase individual training. This paper explains the types of electromagnetic brake failures such as: excessive wear of brake pads and plates, overheating, component breakage, misalignment, contamination, electrical problems, wear or damage to the drive mechanism and lack of systematic maintenance. In turn, it was concluded that the greater the number of trained employees, the lower the proportion of equipment with failures or breakages in the assets. Mandatory element that consists of the presentation of the most relevant points of the body of the work. It must be written in Portuguese, offer a clear and quick overview of the content, and be done in a single paragraphpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFreiospt_BR
dc.subjectMineradorapt_BR
dc.subjectManutençãopt_BR
dc.subjectConfiabilidade humanapt_BR
dc.subjectCapacitaçãopt_BR
dc.subjectSetor industrialpt_BR
dc.subjectBrakespt_BR
dc.subjectMaintenancept_BR
dc.subjectTrainingpt_BR
dc.subjectMiningpt_BR
dc.subjectHuman reliabilitypt_BR
dc.subjectIndustrial sectorpt_BR
dc.titleConfiabilidade humana na diminuição de falhas em freios eletromagnéticos: estudo de caso no terminal marítimo da ponta da madeirapt_BR
dc.title.alternativeHuman reliability in reducing brake failures electromagnetic: case study at the Ponta da Madeira maritime terminalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3769020273254549pt_BR
dc.contributor.advisor1Muniz, João Vitor Rego-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1587174916739420pt_BR
dc.contributor.referee1Assunção, Wellinton de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/13171301023250pt_BR
dc.contributor.referee2Leite, Andréa Patrícia Castro-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-0710-0480pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3944094154952519pt_BR
dc.description.resumoA busca constante pela melhoria nos processos de confiabilidade da manutenção de ativos vem sendo discutida em inúmeros fóruns do tema pelo setor industrial. Neste trabalho tem-se como objetivo principal demonstrar a relação de treinamentos práticos e a diminuição de falhas em freios eletromagnéticos de empilhadeiras de minério de forma diretamente proporcional no Terminal Portuário de Ponta da Madeira situado em São Luís do Maranhão e pertencente a mineradora e como objetivos específicos foi mensurar quantitativamente a curva de relação entre a quantidade de falhas e quantidade de treinados na manutenção preventiva de freios nas empilhadeiras além da diminuição de Horas de Manutenção Corretiva (HMC) neste sistema de segurança. Utilizando a pirâmide de Willian Glasser como parâmetro de estudo a prática do aprendizado se apresenta como um método de aprendizado ativo que tem ganho de fixação e aproveitamento empreendido. Foram abordados os três fatores (Design do Local de Trabalho, Documentação e Pessoas) da confiabilidade humana que tem como objetivo redução do erro humano e aumento da capacitação do indivíduo. Neste trabalho explanado os tipos de falhas de freios eletromagnéticos como: desgaste excessivo das pastilhas e placas de freio, superaquecimento, quebra de componentes, desalinhamento, contaminação, problemas elétricos, desgaste ou dano ao mecanismo de acionamento e falta de manutenção sistemática. Por sua vez concluiu-se que quanto maior for a quantidade de empregados capacitados, em menor proporção teremos de equipamentos com falhas ou quebra nos ativos. Elemento obrigatório que consiste na apresentação dos pontos mais relevantes do corpo do trabalho. Deve ser redigido em português, oferecer uma visão clara e rápida do conteúdo, ser feito em um único parágrafopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Ciências Tecnológicas – CCTpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia de Produçãopt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Engenharia de Produção - CCT - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- NADYLA GALVAO MACIEL- CCT ENG PRODUÇÃO UEMA 2024.pdf995.72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.