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dc.creatorRibeiro, Jaciara Kananda Araújo-
dc.date.accessioned2024-09-26T16:59:40Z-
dc.date.available2024-09-26-
dc.date.available2024-09-26T16:59:40Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Jaciara Kananda Araújo. Aplicação do Business Process Management (BPM) na gestão de contrato de manutenção, reparo e operações (MRO). 20234. 58f. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro de Ciências Tecnológicas, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA - Brasil, 2023. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3134pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3134-
dc.description.abstractThis work presents a study on the application of Business Process Management (BPM) and Business Process Modeling Notation (BPMN) methodologies to optimize processes within an MRO (Maintenance, Repair and Operations) contract. The main objective is to improve the efficiency and effectiveness of delivery times for materials, focusing on the OTIF (On-Time In Full) indicator, which measures punctuality in delivery and compliance of contracted products and services. Starting with a theoretical review on processes, BPM, BPMN, and the importance of meeting delivery deadlines, an analysis of the process before (AS IS) was carried out, where inefficiencies were identified and soon after a new process was elaborated (TO BE) for standardization of activities. Based on this analysis, process models were developed using the BPMN notation, aiming at the visual representation of the workflows and activities involved in the contractual processes. This representation facilitated the identification of bottlenecks, redundancies and possible improvements in flows. To evaluate the effectiveness of the proposed measures, improvements were implemented in the routine of activities carried out in contract management. And the results showed a significant reduction in the delivery times of materials, and in the execution time of activities within the processes. In short, this work explored the application of the BPM approach and the BPMN notation in the management of organizational processes, with a focus on contract management and logistics performance measured by the OTIF indicator. The results obtained demonstrate the effectiveness of these approaches in improving processes and achieving better resultspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBPMpt_BR
dc.subjectBPMNpt_BR
dc.subjectOTIFpt_BR
dc.subjectProcessopt_BR
dc.subjectMROpt_BR
dc.subjectPontualidade na entregapt_BR
dc.subjectConformidade dos produtos e serviços contratadospt_BR
dc.subjectCompt_BR
dc.subjectpliance of contracted products and servicespt_BR
dc.subjectPunctuality in deliverypt_BR
dc.titleAplicação do Business Process Management (BPM) na gestão de contrato de manutenção, reparo e operações (MRO)pt_BR
dc.title.alternativeApplication of Business Process Management (BPM) in the management of maintenance, repair and operations (MRO) contractspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Gadelha, Priscila Maria Barbosa-
dc.contributor.advisor1IDGADELHA, P. M. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0392128885691392pt_BR
dc.contributor.referee1Moraes Filho, José Ribamar Santos-
dc.contributor.referee1IDMORAES FILHO, J. R. Spt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3778827762757288pt_BR
dc.contributor.referee2Ferreira, Thayanne Alves-
dc.contributor.referee2IDFERREIRA, T. A.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8496051228452606pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta um estudo sobre a aplicação das metodologias de Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM) e Notação de Modelagem de Processos de Negócio (BPMN) para otimizar os processos dentro de um contrato de Manutenção, Reparo e Operações (MRO). O objetivo principal é melhorar a eficiência e a eficácia dos prazos de entrega dos materiais, com foco no indicador OTIF (On-Time In Full), que mensura a pontualidade na entrega e a conformidade dos produtos e serviços contratados. Iniciou-se com uma revisão teórica sobre processos, BPM, BPMN, e a importância do cumprimento dos prazos de entrega, na qual foi realizada uma análise do processo antes (AS IS), onde identificaram-se ineficiências e logo após foi elaborado um processo novo (TO BE) para padronização das atividades. Com base nessa análise, foram desenvolvidos modelos de processos utilizando a notação BPMN, visando a representação visual dos fluxos de trabalho e atividades envolvidas nos processos contratuais. Essa representação facilitou a identificação de gargalos, redundâncias e possíveis melhorias nos fluxos. Para avaliar a eficácia das medidas propostas, foi realizado a implantação de melhorias na rotina de atividades realizadas na gestão do contrato. E os resultados demonstraram uma redução significativa nos prazos de entrega dos materiais, e no tempo de execução das atividades dentro dos processospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Ciências Tecnológicas – CCTpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia de Produçãopt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Engenharia de Produção - CCT - Monografias

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TCC - JACIARA KANANDA - CCT ENG PRODUÇÃO UEMA 2023.pdfPDF A947.31 kBUnknownVisualizar/Abrir


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