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Título: Educação ambiental e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) aplicados ao Plano Político Pedagógico da Rede Estadual de São Bento-MA
Título(s) alternativo(s): Environmental Education and Sustainable Development Goals (SDGs) applied to the Pedagogical Political Plan of the São Bento-MA State Network
Autor(es): Farias, Melyssa Hunny de Jesus
Orientador: Alves, Fabiana Castro
Membro da Banca: Oliveira, Leydimára Medrado
Membro da Banca: Ferreira, Dacileia Lima
Data do documento: 2024
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: O objetivo da pesquisa foi analisar a importância da educação ambiental e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável por meio do Plano Político Pedagógico (PPP), em uma abordagem transversal, relacionando a Educação Ambiental (EA), que são aplicadas nas escolas, para reforçar a educação para o desenvolvimento sustentável. A metodologia utilizada neste estudo consistiu de um método quantitativo descritivo. Foram elaborados e aplicados dois questionários interativos, em duas escolas estaduais de ensino médio, para coleta de informações sobre as percepções dos profissionais da educação (professores e gestores) e alunos sobre a temática. A maioria dos alunos da escola X (70%) conhecem os ODS, a partir da implementação de EA no setor educacional no PPP, enquanto (65%) da escola Y desconhecem os ODS por não ter EA ativa. Conclui-se que a instituição de ensino é disseminadora dos ODS, influenciando na implementação do ODS 4 nas escolas, com isso as instituições devem promover diálogo aberto sobre as metas com os alunos e atualizar o PPP, criando um ambiente sustentável, por meio da abordagem transversal, incentivando a participação ativa dos alunos, melhorando a qualidade da educação, e formando cidadãos inovadores e capazes de enfrentar desafios
Resumo: The objective of the research was to analyze the importance of environmental education and the Sustainable Development Goals through the Pedagogical Political Plan (PPP), in a transversal approach, relating Environmental Education (EA), which are applied in schools, to strengthen education. for sustainable development. The methodology used in this study consists of a descriptive quantitative method. Two interactive questionnaires were developed and applied, in two state high schools, to collect information on the perceptions of education professionals (teachers and managers) and students on the topic. The majority of students at school It is concluded that an educational institution is a disseminator of the SDGs, influencing the implementation of SDG 4 in schools. Therefore, institutions must promote open dialogue about the goals with students and update the PPP, creating a sustainable environment, through transversal approach, encouraging the active participation of students, improving the quality of education, and forming innovative citizens capable of facing challenges
Palavras-chave: Educação de qualidade
Sustentabilidade
Temas Transversais
Educação ambiental
Desenvolvimento Sustentável
Quality education
Sustainability
Cross-cutting Themes
Environmental education
Sustainable Development
Aparece nas coleções:Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental - Campus São Bento - UEMA - Artigos

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