Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/310
Título: Patogenicidade dos fungos Beauveria bassiana (BALS.) VUILL. e Metarhizium anisopliae (METSCH) SOROK em diferentes concentrações sobre Cornitermes cumulans (KOLLAR, 1832) (isoptera: termitidae).
Autor(es): Santos, Priscila Assunção dos
Data do documento: 2009-10-28
Editor: UEMA
Resumo: Os fungos entomopatogênicos são os principais responsáveis pela mortalidade natural de insetos. O objetivo deste trabalho foi avaliar a patogenicidade dos fungos Beauveria bassiana (Bals.) isolado URPE 18 e Metarhizium anisopliae (Metsch) Sorok isolado IBCB 42 ao cupim de montículo Cornitermes cumulans. O trabalho foi desenvolvido nos Laboratórios de Entomologia e Fitopatologia do Núcleo de Biotecnologia Agronômica da Universidade Estadual do Maranhão. Como tratamentos utilizou-se as concentrações 1x105 , 1x106 , 1x107 , 1x108 conídios/mL de cada um dos fungos entomopatogênicos e uma testemunha (água destilada), totalizando cinco tratamentos e seis repetições em delineamento experimental inteiramente casualizado. Em cada recipiente plástico (capacidade para 100 mL) foi colocado 10g do material cartonado, um disco de papelão úmido de 1,5 cm de diâmetro e 20 cupins, sendo 4 soldados e 16 operárias. O experimento foi realizado em condições controladas, com temperatura de 25 + 2°C; 70 + 10% U.R e escotofase contínua. As avaliações foram realizadas diariamente até o sétimo dia após a inoculação, contando-se o número de cupins mortos. As concentrações de 1x108 , 1x107 e 1x106 conídios/mL de B. bassiana e M. anisopliae foram patogênicos xi no controle de C. cumulans. A formação micelial de B. bassiana foi observada entre 24 e 48 horas em média após a inoculação e de M. anisopliae 6 dias após a inoculação. Os fungos M. anisopliae e B. bassiana apresentam potencial para serem empregados no controle biológico de C. cumulans.
Palavras-chave: Cupim de montículo
Fungo entomopatogênico
Controle biológico
Aparece nas coleções:Mestrado em Agroecologia CCA - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PRISCILA ASSUNÇÃO DOS SANTOS.pdf420.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.