Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3089
Título: Linguagem poética no ensino de geografia: um estudo de caso da obra “Morte e vida Severina”, como recurso didático
Título(s) alternativo(s): Poetic language in geography teaching: a case study of the work “Death and Life of Severina”, as a teaching resource
Autor(es): Nascimento, Pollyana Moura
Orientador: Rocha, Íris Maria Ribeiro
Data do documento: 2023-01-09
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: Este trabalho monográfico versa sobre a utilização da poesia como recurso didático no ensino de Geografia. Tem como base para o estudo a poesia “Morte e Vida Severina”, publicada pela primeira vez em 1955 pelo poeta João Cabral de Melo Neto. A poesia mostra a trajetória de um retirante chamado “Severino”, como tantos outros. A obra é a narrativa em versos do trajeto percorrido pelo nordestino desde a Serra da Costela até o litoral do Recife (PE). Acompanhando o curso do rio Capibaribe, ele busca sobreviver a seca e as condições precárias de vida. É uma pesquisa aplicada. Utiliza como método o Histórico-dialético. Como tipo de pesquisa segundo os objetivos é Exploratória. Com relação ao pesquisador/sujeito, é pesquisa Qualitativa na medida em que trabalha com valores, crenças e aspectos não quantificáveis. Quanto aos procedimentos técnicos de coleta de dados é um Estudo de Caso. Chega ao Estado da Arte por meio de um levantamento bibliográfico nas categorias elencadas na investigação: Formação de Professor, Ensino de Geografia e Literatura. Por meio desse expediente fica claro que usar recursos não-convencionais potencializa sobremaneira a construção de conhecimentos das temáticas geográficas. Faz uso de materiais bibliográficos de autores que dialogam com a linguagem literária\poética e o ensino de Geografia. A coleta dos dados foi feita através da ferramenta Google Forms. Apresenta, como resultado a partir dos dados obtidos, a constatação de que a poesia não é um recurso facilmente utilizado pelos professores de Geografia porque o ensino da disciplina ainda segue em grande parte da realidade escolar, o mesmo contexto tradicional em que foi concebida historicamente no cenário educacional com modelos, recursos e planejamentos estanques e necessita de um refazer pedagógico. Conclui que é necessário ressignificar os recursos metodológicos usados no ensino de Geografia. Essa ação deve partir da formação inicial, no entendimento das necessidades docentes, em primeiro plano, para que esse reflexo incida no desenvolvimento da disciplina
Resumo: This monographic work deals with the use of poetry as a didactic resource in the teaching of Geography. Its basis for the study is the poetry “Morte e Vida Severina”, first published in 1955 by the poet João Cabral de Melo Neto. The poetry shows the trajectory of a migrant called “Severino”, like so many others. The work is a narrative in verses of the route taken by the northeasterner from Serra da Costela to the coast of Recife (PE). Following the course of the Capibaribe River, it seeks to survive the drought and precarious living conditions. It is applied research. It uses the Historicaldialectical method as a method. As a type of research according to objectives, it is Exploratory. With regard to the researcher/subject, it is Qualitative research insofar as it works with values, beliefs and non-quantifiable aspects. As for the technical procedures for data collection, it is a case study. It arrives at the State of the Art through a bibliographic survey in the categories listed in the investigation: Teacher Training, Teaching of Geography and Literature. Through this expedient it is clear that using non-conventional resources greatly enhances the construction of knowledge of geographic themes. It makes use of bibliographical materials of authors that dialogue with the literary\poetic language and the teaching of geography. Data collection was done using the Google Forms tool. It presents, as a result from the data obtained, the finding that poetry is not a resource easily used by Geography teachers because the teaching of the subject still largely follows the school reality, the same traditional context in which it was historically conceived in the educational scenario with watertight models, resources and planning and needs a pedagogical redo. It concludes that it is necessary to reframe the methodological resources used in Geography teaching. This action must start from the initial training, in the understanding of the teaching needs, in the foreground, so that this reflection affects the development of the discipline
Palavras-chave: Ensino
Geografia
Literatura
Poesia
Recurso didático
Teaching
Geography
Literature
Poetry
Didactic resource
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Geografia - CECEN - UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - POLLYANA MOURA NASCIMENTO - LIC. GEOGRAFIA CECEN UEMA 2022.pdfPDF A1.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.