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dc.creatorMarinho, José Ribamar Medeiros-
dc.date.accessioned2024-09-18T19:56:37Z-
dc.date.available2024-09-18-
dc.date.available2024-09-18T19:56:37Z-
dc.date.issued2023-07-27-
dc.identifier.citationMARTINHO, José Ribamar Medeiros. Educação ambiental e ensino de geografia: aprendendo sobre sustentabilidade. 2023. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2024. Disponível em:https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3085pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3085-
dc.description.abstractEn un contexto donde las discusiones sobre la conservación de los recursos naturales y su finitud son cada vez más comunes, existen varias alternativas que buscan revertir esta situación y garantizar un verdadero desarrollo sostenible. Uno de los sellos que podría contribuir directamente a este desarrollo sería la concientización de la población, especialmente de la que aún se encuentra en proceso de ciudadanía, sobre la importancia de preservar el medio ambiente, así como sus recursos inherentes a la vida en la Tierra. La superficie de la tierra. La inserción de la educación ambiental en el aula, combinada con la enseñanza de la geografía, sería un paso crucial para lograr el éxito en el intento de concientización, ya que la escuela tiene el poder de formar ciudadanos preocupados por el medio en el que viven y posteriormente , transmitiría esta formación a otras generaciones. En este trabajo, nuestro principal objetivo es analizar la aplicación de un proyecto de educación ambiental en una escuela de educación básica, despertando en los estudiantes la importancia de conservar los recursos naturales de la superficie terrestre donde viven. Discutiremos la importancia de la educación ambiental en las escuelas primarias, centrándonos en las prácticas aplicadas en la escuela biométrica, y en las consecuencias positivas de esta inserción, principalmente la garantía de un futuro ambientalmente estable. Mediante métodos cualitativos, y basándonos en el método de estudio de casos, buscamos comprender el nivel de conocimiento de los estudiantes sobre este tema, donde nos encontramos ante una variedad de respuestaspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjecteducação ambientalpt_BR
dc.subjectconservação dos recursos naturaispt_BR
dc.subjectdesenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.subjectEnvironmental Educationpt_BR
dc.subjectTeaching Geographypt_BR
dc.subjectSustainabilitypt_BR
dc.subjectenvironmental educationpt_BR
dc.subjectconservation of natural resourcespt_BR
dc.subjectsustainable developmentpt_BR
dc.titleEducação ambiental e ensino de geografia: aprendendo sobre sustentabilidadept_BR
dc.title.alternativeEnvironmental education and geography teaching: learning about sustainabilitypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Porto, Íris Maria Ribeiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0451417833938873pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Nadja Furtado Bessa dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5305051287200956pt_BR
dc.description.resumoEm um contexto onde as discussões sobre a conservação dos recursos naturais e sua finitude são cada vez mais comuns, várias são as alternativas que buscam tentar reverter essa situação e garantir um real desenvolvimento sustentável. Uma das chancelas que poderiam contribuir diretamente com esse desenvolvimento, seria conscientização da população, principalmente aquelas que ainda estão em processo de formação cidadã, sobre importância da preservação do meio ambiente, bem como de seus recursos que são inerentes a vida na superfície terrestre. A inserção da educação ambiental em sala de aula, aliada ao ensino de geografia, seria um passo crucial para se obter êxito a tentativa de conscientização, uma vez que a escola tem o poder de formar cidadãos preocupados com o meio em que vivem e posteriormente, passariam essa formação para outras gerações. Neste trabalho, temos como principal objetivo analisar a aplicação de um projeto de educação ambiental em uma escola da educação básica despertando nos estudantes a importância da preservação dos recursos naturais da superfície terrestre a partir de seu local de vivência. Discorreremos sobre a importância da educação ambiental nas escolas de ensino básico, com enfoque as práticas aplicadas no colégio biometria, e sobre as consequências positivas dessa inserção, principalmente a garantia de um futuro ambientalmente estável. Utilizando de métodos qualitativos, e pautados no método estudo de caso, buscamos compreender nível de conhecimento dos alunos acerca desse assunto, onde nos deparamos com uma variedade de respostaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanas Geografiapt_BR
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