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dc.creatorNou, Vivian Cristhina Estrela-
dc.date.accessioned2024-09-18T19:39:05Z-
dc.date.available2024-09-18-
dc.date.available2024-09-18T19:39:05Z-
dc.date.issued2023-01-16-
dc.identifier.citationNOU, Vivian Cristhina Estrela. O uso do lúdico no processo de ensino e aprendizagem em Geografia: potencialidade do jogo como recurso didático. 2022. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2024. Disponível em:https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3083pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3083-
dc.description.abstractThe game, recreational material, is shown as a didactic resource that can contribute to the teaching-learning process, since it is an instrument that allows teachers and students to interact more with each other and with the content, allowing the proposed objective to be achieved. by the teacher is achieved and that there is progress in the development of new knowledge. In this perspective, the teacher must choose or prepare a material that meets their needs, in order to contribute to their pedagogical practices, because in addition to adequate planning, the teacher must assess whether there has been significant learning and progress in the student's knowledge about the subject. content covered by the game and should not just employ the game for the game's sake. Based on this, this work aims to discuss the types of games used by Geography teachers in the teaching-learning process. research, and then, in a second moment, bring the discussion, based on the theoretical contributions, about the use of games in teaching and, more specifically, in the teaching of Geography. The methodology used consisted of bibliographic and field research, based on data and works related to the theme, printed or online, scientific articles and theses, with an exploratory character with emphasis on bibliographic elements.. It is concluded that the ludic activity and the game intervene in a positive way in the learning in the classroom. In the educational process, the essential thing is to take advantage of everything that the student has of knowledge in his cognitive field and use it as a guide for the development of learningpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectGeographypt_BR
dc.subjectGamespt_BR
dc.subjectLudicpt_BR
dc.subjectApprenticeshippt_BR
dc.subjectrecurso didáticopt_BR
dc.subjectteaching resourcept_BR
dc.subjectdesenvolvimento educativopt_BR
dc.subjecteducational developmentpt_BR
dc.titleO uso do lúdico no processo de ensino e aprendizagem em Geografia: potencialidade do jogo como recurso didáticopt_BR
dc.title.alternativeThe use of play in the teaching and learning process in Geography: potential of the game as a teaching resourcept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0419749191547461pt_BR
dc.contributor.advisor1Rocha, Iris Maria Ribeiro-
dc.contributor.referee1Cordeiro, Eduardo Celestino-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1685466337230190pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Irecer Portela Figueirêdo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2313346872997372pt_BR
dc.description.resumoO jogo, material lúdico, se mostra como um recurso didático que pode contribuir para o processo de ensino-aprendizagem, visto que é um instrumento que possibilita, aos professores e estudantes, maior interação entre si e com o conteúdo, permitindo que o objetivo proposto pelo professor seja alcançado e que haja avanço no desenvolvimento de novos conhecimentos. Nessa perspectiva, o professor deve escolher ou elaborar um material que atinja suas necessidades, de modo a contribuir com suas práticas pedagógicas, pois além de um planejamento adequado, o professor deve avaliar se houve uma aprendizagem significativa e um avanço no conhecimento do estudante sobre o conteúdo abordado pelo jogo e não deve apenas empregar o jogo pelo jogo. Baseado nisso esse trabalho tem o objetivo analisar o potencial do jogo como recurso didático para o ensino e aprendizagem de Geografia no sétimo ano do Ensino Fundamental. Para tanto, inicialmente, apresentar-se-á os caminhos metodológicos percorridos, bem como o instrumento de coleta dos dados da pesquisa, para então, em um segundo momento, trazer a discussão, com base nos aportes teóricos, sobre o uso dos jogos no ensino e, mais especificamente, no ensino de Geografia. A metodologia utilizada foi composta por pesquisa bibliográfica e de campo, com base em dados e em obras relacionadas à temática, impressos ou online, artigos científicos e teses, com caráter exploratório com ênfase em elementos bibliográficos. Conclui-se que os jogos e atividades lúdicas auxiliam de forma positiva no avanço do conhecimento em aula de aula. No desenvolvimento educativo é importante aproveitar de todo campo cognitivo do estudante para que seja o norte do processo de ensino e aprendizagempt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanas Geografiapt_BR
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