Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3075
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMendes, Renata de Jesus Aragão-
dc.date.accessioned2024-09-17T20:36:15Z-
dc.date.available2024-09-17-
dc.date.available2024-09-17T20:36:15Z-
dc.date.issued2018-06-26-
dc.identifier.citationMENDES, Renata de Jesus Aragão. Entre Ave e Eva: as representações do feminino nas peças de Gil Vicente (séculos XV-XVI). 2018. 156f. Monografia (Graduação em História Licenciatura) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2018. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3075pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3075-
dc.description.abstractThe historiography already pointed out in diferent ways for the pastoral discourse that legitimates female inferiority, the greatest indicator of medieval misogyny. This is misogynist discourse that we find again in Gil Vicente. This man, deeply attached to the principles of devotion, fulfilled as a court poet the pedagogical function of educating those who for him did not follow the established standrds while the dramaturge builds the image of the sinful, malicious, frivolous and lustfful Eve. However, as profound defender of the Marian model that he was, the dramaturge created as an opposition the image of Eve, chractes that represented the virtues of the Virgin Mary. But to make his mission possible he compared the heavenly model of Mary to the queen’s earthly model. This could only be Queen Leonor, who would have been the great protector and financier of the Vicentian theater. We find that all this misogynistic imaginary is indicative of the recreation of new models of behavioral feminine that contradicted the model based in the Virgin Mary. In this sense, the objective of this work is to understand the female behavior in Portugal from the 16th century, through the female representations that appear in the Vicentian theater.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGil Vicentept_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectMisoginiapt_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectPortugalpt_BR
dc.subjectHistoriografiapt_BR
dc.subjectEducação femininapt_BR
dc.subjectMulheres medievaispt_BR
dc.subjectGenderpt_BR
dc.subjectMisogynypt_BR
dc.subjectTheaterpt_BR
dc.subjectHistoriografiapt_BR
dc.subjectFemale educationpt_BR
dc.subjectHistoriographypt_BR
dc.subjectMedieval womenpt_BR
dc.titleEntre Ave e Eva: as representações do feminino nas peças de Gil Vicente (séculos XV-XVI)pt_BR
dc.title.alternativeBetween Ave and Eva: representations of the feminine in Gil Vicente’s plays (15th-16th centuries)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDMENDES, R. J. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6341739844343566pt_BR
dc.contributor.advisor1Zierer, Adriana Maria de Souza-
dc.contributor.advisor1IDZIERER, A. M. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-5545-5123pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5098951451070268pt_BR
dc.contributor.referee1Vieira, Ana Lívia Bomfim-
dc.contributor.referee1IDVIEIRA, A. L. B.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4857035674509717pt_BR
dc.contributor.referee2Abrantes, Elizabeth Sousa-
dc.contributor.referee2IDABRANTES, E. S.pt_BR
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-4087-0057pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7559467621216584pt_BR
dc.description.resumoA historiografia já apontou de diversas formas o quanto o discurso pastoral religioso legitimou a inferioridade feminina pautada no discurso bíblico, enquanto maior indicador da misoginia medieval. É este o discurso misógino que reencontramos em Gil Vicente. Este homem, profundamente ligado aos princípios de devoção cumpriu enquanto poeta de corte a função pedagógica de educar àqueles (as) que para ele não seguiam os padrões estabelecidos enquanto ideal. Entre estes tantos que foram satirizados pelo teatrólogo estavam as mulheres. Sobre elas o teatrólogo constrói a imagem da Eva pecadora, maliciosa, frívola e luxuriosa. Contudo, profundo defensor do modelo mariano que era, o teatrólogo criou enquanto oposição a imagem de Eva, personagens que representavam as virtudes da Virgem Maria. Mas, para tornar sua missão possível, ele compara o modelo celeste de Maria ao modelo terreno da rainha. Esta só poderia ser a rainha D. Leonor, que teria sido a grande protetora e financiadora do teatro vicentino. Constatamos que todo esse imaginário misógino é indicativo da recriação de novos modelos comportamentais femininos que contrariavam o modelo pautado na Virgem Maria. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho é compreender o comportamento feminino em Portugal entre os séculos XV e XVI, por meio das representações femininas que aparecem no teatro vicentino.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqCiências humanaspt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em História - CECEN - UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - Renata de Jesus Aragão Mendes- HISTÓRIA UEMA 2018.pdf1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.