Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3073
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Sousa, Rayssa Maria Bezerra Vieira de | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-17T20:09:30Z | - |
dc.date.available | 2024-09-17 | - |
dc.date.available | 2024-09-17T20:09:30Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Rayssa Maria Bezerra Vieira de. Produção cinematográfica no Maranhão: uma análise do documentário Tambor de Crioula (1979). 2018. 82f. Monografia (Graduação em História Licenciatura) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2018. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3073 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3073 | - |
dc.description.abstract | The studies about the cinematography production in Maranhão are still poor, but well introduced; they specially treats of the beginning of cinema in our state, in a way of introduce the first impacts of the XX century. The present work thinks in the cinematography production of Maranhão, especially in the black representation showed in the 1970s documentary, Tambor de Crioula (1979), punctuating the production specificity and autonomy of their creators. For that we think in the in the documentary importance to the creation of a memory about our State, besides the several cultural and policies of the period, giving opportunities to the projects and dreams of their creators/filmmakers. We intend to launch from the cinema a perspective of the cultural production and the social representation of the 1970s, as also encourage the knowledge of the cinematography production from Maranhão. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual do Maranhão | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Produção Cinematográfica | pt_BR |
dc.subject | Maranhão | pt_BR |
dc.subject | Década de 1970 | pt_BR |
dc.subject | Representação negra | pt_BR |
dc.subject | Tambor de Crioula | pt_BR |
dc.subject | Produção cultura | pt_BR |
dc.subject | Representação social | pt_BR |
dc.subject | Cinematography production | pt_BR |
dc.subject | 1970s | pt_BR |
dc.subject | Black representation | pt_BR |
dc.subject | Creole Drum | pt_BR |
dc.subject | Culture production | pt_BR |
dc.subject | Social representation | pt_BR |
dc.title | Produção cinematográfica no Maranhão: uma análise do documentário Tambor de Crioula (1979) | pt_BR |
dc.title.alternative | Film production in Maranhão: an analysis of the documentary Tambor de Crioula (1979) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.ID | SOUSA, R. M. B. V. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7914937341271987 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Fabio Henrique Monteiro | - |
dc.contributor.advisor1ID | SILVA, F. H. M. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6143561297090144 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Barros, Antonio Evaldo Almeida | - |
dc.contributor.referee1ID | BARROS, A.E.A. | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0657826399373769 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Borralho, José Henrique de Paula | - |
dc.contributor.referee2ID | VIEIRA, A. L. B. | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3035097546855789 | pt_BR |
dc.description.resumo | Os estudos acerca da produção cinematográfica no Maranhão ainda são tímidos, porém muito bem apresentados, em especial tratam do inicio do Cinema no nosso Estado, de forma a introduzir os primeiros impactos do século XX. O presente trabalho pensa a produção cinematográfica do Maranhão, em especial a representação negra presente no documentário da década de 1970, Tambor de Crioula (1979), pontuando a especificidade da produção e autonomia de seus realizadores. Para tal pensamos a importância do documentário para criação de memória sobre o nosso Estado, além das diversas mudanças culturais e políticas do período, dando ensejo aos projetos e sonhos desses cineastas/realizadores. Pretendemos lançar a partir do cinema uma perspectiva de produção cultural e representação social da década de 1970, como também incentivar o conhecimento da produção cinematográfica no/do Maranhão. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECEN | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEMA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências humanas | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em História - CECEN - UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA - Rayssa Maria BezerraVieira de Sousa- HISTÓRIA UEMA 2018.pdf | 519.57 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.