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Título: Ferramenta para visualização de diagnóstico de baixo desempenho gerado a partir do método de classificação no processo de mineração de dados, com base nas interações em fóruns de discussão
Título(s) alternativo(s): Tool for visualizing low-performance diagnostics generated from the classification method in the data mining process, based on interactions in discussion forums
Autor(es): Silva, Francisco da Conceição
Orientador: Fonseca, Luis Carlos Costa
Membro da Banca: Bianchini, Angélo Rodrigo
Membro da Banca: Silva, Reinaldo de Jesus da
Membro da Banca: Silva, Josenildo Costa da
Data do documento: 2015-10-23
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: As ferramentas colaborativas e de comunicação tem sido usadas largamente nos contextos educacionais e os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs), que são uma modalidade de Ensino a Distância (EAD), estão cada vez mais sendo inseridos em universidades, escolas e empresas. Essa comunicação ocorre de diversas formas, tais como chats, fóruns de discussão, wikis, dentre outras. Os fóruns, especialmente, consistem em espaços para discussões e trocas de idéias sobre assuntos definidos por seus participantes, possibilitando uma experiência favorável ao processo de aprendizagem. Na EAD existe um problema recorrente e muito desafiador, que é a evasão de alunos, cujas taxas de desistência são altas e preocupantes. Neste sentido, esta pesquisa apresenta o desenvolvimento de um modelo preditivo de baixo desempenho em um AVA, a partir das interações de alunos em fóruns de discussão. O objetivo foi realizar a previsão de baixo desempenho de alunos, que é considerado um forte indício para evasão, gerando relatórios que auxilie as partes interessadas na tomada de decisão. Para isso, foram realizados experimentos com conjuntos de dados distintos, onde a Mineração de Dados (MD) foi aplicada através de cinco algoritmos de classificação, sendo comparado o desempenho de cada um, a fim de que um modelo com melhor desempenho fosse obtido. Para a visualização dos resultados obtidos no processo de MD foi desenvolvida uma ferramenta com o objetivo de melhor apresentar os resultados obtidos às partes interessadas, sendo um auxílio na tomada de decisão
Resumo: The tools colaborative and of communication has been used broadly in the education contexts and the Virtual Learning Environments (VLEs), that are a modality of Distance Education (DE), they are more and more being inserted in universities, schools and companies. That communication happens in several ways, such as chats, discussion forums, wikis, among others. The forums, especially, consist of spaces for discussions and changes of ideas on defined subjects for their participants, making possible a favorable experience to the learning process. In EAD an recurrent and very challenging problem exists, that is the students' dropout, whose dropout rates are high and preoccupying. In this sense, this research presents the development of a model preditivo of low acting in an AVA, starting from the students' interactions in discussion forums. The objective was to accomplish the forecast of low acting of students, that considered a strong indicator evasion, generating reports that it aids the interested parts in the socket of decision. For that, experiments were accomplished with groups of different data, where the Data Mining (DM) was applied through five classification algorithms, being compared the acting of each one, so that a model with better acting was obtained. For the visualization of the results obtained in the process of DM a tool was developed with the best objective to present the results obtained to the interested parts, being an aid in the socket of decision
Palavras-chave: Baixo desempenho
Mineração de dados
Classificação
AVA
Fórum
Ferramentas colaborativas de comunicação
Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Comunicação - chats - fóruns de discussão - wikis
Underperforming
Data mining
Classification
VLE
Forum
Collaborative communication tools
Virtual Learning
Environments
Communication - chats - discussion forums - wikis
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Engenharia da Computação e Sistemas - CCT - Dissertações

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