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dc.creatorSerejo, Nailza Matos-
dc.date.accessioned2024-09-13T21:22:06Z-
dc.date.available2024-09-13-
dc.date.available2024-09-13T21:22:06Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSEREJO, Nailza Matos. O processo de reeducação de mulheres no Moçambique pós- colonial: uma análise a partir da obra “Virgem Margarida”, de Licínio Azevedo. 2018. 73f. Monografia (Graduação em História Licenciatura) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2018. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3056pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3056-
dc.description.abstractIn the present work, I analyze the contradictions in the "New Man" project, inspired by the Marxist-Leninist ideal and used by FRELIMO (Liberation Front of Mozambique), through the film "Virgin Margarida". It is a feature film released in theaters around the world in 2012, which tells the story of a 16-year-old girl, who, as a virgin, was mistakenly taken along with other prostitutes to a field of social re-education for women . The film is produced by Brazilian writer and filmmaker Licínio Azevedo, who has been living in Mozambique for more than 40 years. Considered the "father of Mozambican cinema", Licínio Azevedo has produced fiction films and documentaries, having as main themes the experiences of the process of independence (1976) and post-civil war (1977-1992) in Mozambique, with emphasis on the current reality of the country. Therefore, the objective of the work is to understand how Licínio Azevedo approaches the political and historical aspects of post-independent Mozambique through the film "Virgin Margarida", dialoguing with authors who approach the relation between history and cinema and scholars of African cinema and African history.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCinema africanopt_BR
dc.subjectMoçambiquept_BR
dc.subjectLicínio Azevedopt_BR
dc.subjectMarxista-Lenistapt_BR
dc.subjectAspectos políticospt_BR
dc.subjectAspectos históricospt_BR
dc.subjectAfrican cinemapt_BR
dc.subjectMarxist-Lennistpt_BR
dc.subjectPolitical aspectspt_BR
dc.subjectHistorical aspectspt_BR
dc.titleO processo de reeducação de mulheres no Moçambique pós- colonial: uma análise a partir da obra “Virgem Margarida”, de Licínio Azevedopt_BR
dc.title.alternativeThe process of re-education of women in post-colonial Mozambique: an analysis based on the work “Virgem Margarida”, by Licínio Azevedopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDSEREJO, N. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4614568738033691pt_BR
dc.contributor.advisor1Barbosa, Viviane de Oliveira-
dc.contributor.advisor1IDBARBOSA, V. O.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-3555-7461pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5697398324818667pt_BR
dc.contributor.referee1Barros, Antonio Evaldo Almeida-
dc.contributor.referee1IDBARROS, A.E.A.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0657826399373769pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Tatiana Raquel Reis-
dc.contributor.referee2IDSILVA, T. R. R.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1154566878083509pt_BR
dc.description.resumoNo presente trabalho, analiso as contradições existentes no projeto de “Homem Novo”, inspirado no ideal marxista-lenista e utilizado pela FRELIMO (Frente de Libertação de Moçambique), por meio da obra fílmica “Virgem Margarida”. Trata-se de um longa metragem lançado nos cinemas mundiais em 2012, que narra a história de uma jovem de 16 anos, a qual, ainda virgem, foi levada por engano, juntamente com outras prostitutas, a um campo de reeducação social para mulheres. O filme é produzido pelo escritor e cineasta brasileiro Licínio Azevedo, radicado há mais de 40 anos em Moçambique. Considerado o “pai do cinema moçambicano”, Licínio Azevedo tem produzido filmes de ficção e documentários, tendo como principais temáticas as experiências do processo de independência (1976) e do pós-guerra civil (1977-1992) em Moçambique, dando ênfase à atual realidade do país. Portanto, o objetivo do trabalho é compreender como Licínio Azevedo aborda os aspectos políticos e históricos de Moçambique pós-independente através da película “Virgem Margarida”, dialogando com autores que abordam a relação história-cinema e estudiosos do cinema africano e da história da África.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
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