Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3050
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Ângela Saraiva | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-13T17:37:12Z | - |
dc.date.available | 2024-09-13 | - |
dc.date.available | 2024-09-13T17:37:12Z | - |
dc.date.issued | 2012-09-28 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Ângela Saraiva Lucro e poder político: o reggae como instrumento de lucratividade e ascensão política na sociedade maranhense (1990 a 2012). 2012. 92f. Monografia (Curso de Especialização em História do Maranhão) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2012. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3050 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3050 | - |
dc.description.abstract | This research has the purpose make a study about reggae music in Maranhão by analysis viewpoint of the influences of economic, social and political issues about aspects of production, reception and, especially, appropriation of this cultural object, considering that, it has been possible to observe that this rhythm has served like tool of obtain of financial gains and political power to some subjects in the society with it involved directly or indirectly. The mechanisms used by its producers, what their possible intentions when to produce them, who is being benefited with the approximation of manifestation of reggae with the economy and politics, and the ways how the own public perceives these linkages are analysed. Oral sources and written sources like articles and publications of newspapers, magazines and websites, seeking a better understanding about how the relations have been processed in the maranhense reggae scene are used. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual do Maranhão | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Música regueira | pt_BR |
dc.subject | Maranhão | pt_BR |
dc.subject | Apropriação | pt_BR |
dc.subject | Lucros financeiros | pt_BR |
dc.subject | Poder político | pt_BR |
dc.subject | Reggae music | pt_BR |
dc.subject | Appropriation | pt_BR |
dc.subject | Financial gains | pt_BR |
dc.subject | Political power | pt_BR |
dc.title | Lucro e poder político: o reggae como instrumento de lucratividade e ascensão política na sociedade maranhense (1990 a 2012) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.ID | SILVA, Â. S. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7680671512337312 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Zierer, Adriana Maria de Souza | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0001-5545-5123 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID | ZIERER, A. M. S | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5098951451070268 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Abrantes, Elizabeth Sousa | - |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0002-4087-0057 | pt_BR |
dc.contributor.referee1ID | ABRANTES, E. S. | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7559467621216584 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Santos, Sandra Regina Rodrigues | - |
dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0001-9590-8334 | pt_BR |
dc.contributor.referee2ID | SANTOS, S. R. R. | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6057206547897855 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tem como propósito fazer um estudo sobre a música regueira no Maranhão sob o ponto de vista de uma análise das influências das questões econômicas, sociais e políticas sobre os aspectos da produção, recepção e, sobretudo, apropriação deste objeto cultural, tendo em vista que tem sido possível notar que este ritmo tem servido como instrumento de obtenção de lucros financeiros e poder político para alguns sujeitos na sociedade com ele envolvidos direta ou indiretamente. São analisados os mecanismos utilizados por seus produtores, quais suas possíveis intenções ao produzi-los, quem está sendo beneficiado com a aproximação da manifestação do reggae com a economia e a política e os modos como o próprio público tem percebido estas vinculações. São utilizadas fontes orais e fontes escritas como artigos e publicações de jornais, revistas e páginas da Internet, visando uma melhor compreensão acerca de como têm se processado tais relações dentro do cenário regueiro maranhense. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECEN | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEMA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Humanas | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Música | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Curso de Especialização em História do Maranhão - CECEN - UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA - ÂNGELA SARAIVA SILVA - ESP. HISTORIA DO MARANHÃO CECEN 2012.pdf | 36.03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.