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Título: Educação Patrimonial: A Preservação das Camboas de Panaquatira em São José de Ribamar – MA.
Título(s) alternativo(s): Heritage Education: The Preservation of Camboas de Panaquatira in São José de Ribamar – MA.
Autor(es): Silva, Marcos Tadeu Nascimento da
Orientador: Camêlo, Júlia Constança Pereira
Data do documento: 2018
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: A presente proposta tem como objetivo ações educativas que possibilite a formação de novos sujeitos aliados na proteção do Patrimônio Material, Imaterial e Paisagístico. A partir de atividades de campo e levantamento bibliográfico a proposta desse trabalho foi desenvolver ações pontuais de Educação Patrimonial na comunidade de Panaquatira São José de Ribamar - MA, com foco na escola (ensino formal) e com a Comunidade de pescadores (ensino informal) que utilizam as Camboas de pesca tradicionais. Buscando justamente um processo de educação dialógica e problematizadora com comunicações orais e expositivas a respeito do patrimônio histórico cultural local e a identidade da comunidade em relação ao Patrimônio. Assim, este trabalho foi desenvolvido de modo a promover uma abordagem educativa que na medida do possível aponta para uma interdisciplinaridade, principalmente sobre temas que normalmente não são abordados nos livros didáticos de história. Considerou a importância de demonstrar ao público envolvido que suas ações cotidianas interagem com o patrimônio e que o conceito de patrimônio cultural apresenta maior amplitude do que o apresentado comumente.
Resumo: The present proposal aims at educational actions that enable the formation of new subjects allied to the protection of Material, Intangible and Landscape Heritage. From field activities and bibliographical research the proposal of this work was to develop specific actions of Patrimonial Education in the community of Panaquatira São José de Ribamar - MA, focusing on the school (formal education) and the community of fishermen (informal teaching) that traditional Camboas fishing. Seeking precisely a process of dialogic and problematizing education with oral and expositive communications about the local cultural heritage and the identity of the community in relation to the Patrimony. Thus, this work was developed in order to promote an educational approach that as far as possible points to an interdisciplinarity, especially on topics that are not normally addressed in the textbooks of history. He considered the importance of demonstrating to the public involved that their daily actions interact with the patrimony and that the concept of cultural patrimony presents a greater amplitude than the commonly presented one.
Palavras-chave: Arqueologia
Patrimônio
Tradição de Pesca
Educação Patrimonial
São José de Ribamar
Maranhão
Archeology
Heritage
Fishery Tradition
Patrimonial Education
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em História - CECEN - UEMA - Monografias

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