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dc.creatorCantanhede, Anaildes da Silva-
dc.date.accessioned2024-09-12T14:41:04Z-
dc.date.available2024-09-12-
dc.date.available2024-09-12T14:41:04Z-
dc.date.issued2021-08-03-
dc.identifier.citationCANTANHEDE, Anaildes da Silva. Linguagem fílmica no ensino de geografia: um estudo de caso com o filme " Vida Maria". 2021. 77f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2021. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3027pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3027-
dc.description.abstractThis is a study on the use of film language as a methodological resource for geographic education. It uses the 3D short film “Vida Maria”, released in 2006, produced by graphic animator Mareio Ramos. The film tells the gripping story of a five-year-old girl named “Maria José”. The story begins - with her on a wooden stool at home with a radiant face leaming to write, but due to the circumstances in which the character finds herself - if she is inserted, she abandons her studies to dedicate herself - to household chores. “Maria José “goes through childhood, adolescence, adulthood and then ages and the cycle continues to reproduce itself in other Marias such as her daughters, granddaughters and great-granddaughters. From this instrument, this work has the assertion that using pedagogical resources different from the traditional ones in the teaching of geography, enhances the construction of knowledge on geographic themes. It uses the dialectical- historical method, as a research modality in accordance with the exploratory objectives. The data collection was done using the Google Forms tool. As for the technical procedures of data analysis, it was configured as qualitative research. It makes use of bibliographic materiais from authors who speak about the language of cinema and the teaching of geography. As a result, it presents data that confirm that there is a significant number of teachers who recognize films as a pedagogical resource and who usually use it in the classroom. In conclusion, the film “Vida Maria” brings elements considered to reflect on geographical issues, as well as the life and work of men in the territory, considering the cycle of patterns observed in this family context and which allows reflections on cultural, symbolic and socioeconomic aspectspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLinguagem fílmicapt_BR
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectRecurso didáticopt_BR
dc.subjectFilmic languagept_BR
dc.subjectTeaching geographypt_BR
dc.subjectDidactic resourcept_BR
dc.titleLinguagem fílmica no ensino de geografia: um estudo de caso com o filme " Vida Maria"pt_BR
dc.title.alternativeFilm language in geography teaching: a case study with the film "Vida Maria"pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDCANTANHEDE, A. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5538474781930680pt_BR
dc.contributor.advisor1Rocha, Iris Maria Ribeiro-
dc.contributor.referee1Mattos Junior, José Sampaio de-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0593-7612pt_BR
dc.contributor.referee1IDMATTOS JUNIOR, J. S.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2288193304873040pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Stanley Braz de-
dc.contributor.referee2IDOLIVEIRA, S. B.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9111294739566922pt_BR
dc.description.resumoEste é um estudo sobre a utilização da linguagem fílmica como recurso metodológico para a educação geográfica. Utiliza o curta-metragem em 3D, “Vida Maria”, produzido pelo animador gráfico Márcio Ramos, 2006. O filme conta uma envolvente história de uma menina chamada “Maria José”, com cinco anos de idade. A história inicia - se com ela em um banquinho de madeira no sitio de casa com um semblante radiante aprendendo a escrever, mas devido as circunstancias na qual a personagem encontra - se inserida, ela abandona os estudos dedicando - se nos afazeres domésticos. “Maria José “passa pela infância, adolescência, fase adulta e depois envelhece e o ciclo continua a se reproduzir nas outras Marias como suas filhas, netas e bisnetas. A partir deste instrumento, este trabalho tem a assertiva de que usar recursos pedagógico diferentes dos tradicionais no ensino de geografia, potencializa a construção de conhecimentos das temáticas geográficas. Utiliza como método o Histórico - dialético, como tipo de pesquisa segundo os objetivos a Exploratória. A coleta dos dados foi feita através da ferramenta Google Forms. Quanto aos procedimentos técnicos de análise dos dados configurou - se numa pesquisa Qualitativa. Faz uso de materiais bibliográficos de autores que dialogam sobre a linguagem fílmica e o ensino de geografia. Apresenta como resultado dados que confirmam que existe um quantitativo expressivo de professores que reconhecem nos filmes um recurso pedagógico e que costumam fazer uso deste em sala de aula. Conclui - se que o filme “Vida Maria” traz elementos consideráveis para se refletir sobre assuntos geográficos, assim como a vida e trabalho do homem no território, considerando o ciclo de padrões observados nessa conjuntura familiar e que permitem reflexões nos aspectos, culturais, simbólicos e socioeconômicospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanas Geografiapt_BR
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