Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3024
Título: | O Ensino de História na perspectiva da Nova Reforma do Ensino Médio |
Autor(es): | Remédios, Ilam Gustavo Santos dos |
Orientador: | Cirino, Raissa Gabrielle Vieira |
Membro da Banca: | Camêlo, Júlia Constança Pereira |
Membro da Banca: | Abrantes, Elizabeth Sousa |
Data do documento: | 2023-07-12 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | A partir da análise do texto da BNCC (2018) e demais legislações educacionais (Lei de Diretrizes e Bases, Parâmetros Curriculares Nacionais, Lei 10.639/2003 e Lei 11.645/2008) podemos constatar que uma das áreas mais afetadas foram as Ciências Humanas, especialmente se considerarmos os objetivos educacionais. Partindo dessas observações, este trabalho tem como proposta a construção de capítulos que visam analisar: a efetivação da BNCC (2018) e da LDB como proposta de adequação à Nova Reforma do Ensino Médio e a sua análise neste contexto; o uso do livro didático como principal ferramenta pedagógica do novo currículo; a relação entre transdisciplinaridade e interdisciplinaridade no conhecimento histórico promovendo uma relação de aprendizagem, além de perceber como está inserido o conteúdo de História da África nestes materiais didáticos reformulados. Em outras palavras, a pesquisa tem como objetivo investigar como estas novas diretrizes educacionais estão sendo desenvolvidas com base também em livros didáticos, sendo este um dos principais materiais utilizados nas escolas se adaptando às novas formas de se aprender e ensinar História, além de visar a construção deste currículo e do ensino de História de África no mesmo material didático. Utilizando o Livro Didático: Dimensões Ciências Humanas e Sociais Aplicadas em Diálogo com a Matemática foi analisado o seu conteúdo em consonância ao Novo Ensino Médio buscando tratar de como as temáticas transversais se concretizam no Ensino de História. Além de buscar compreender em como o Ensino de África e africanidades está estabelecido com esta nova configuração, através de análises feitas no próprio texto do livro de temáticas e imagens que envolvem a população afrodescendente. |
Resumo: | From the analysis of the text of the BNCC (2018) and other educational legislation (Law of guidelines and base, National Curriculum Parameters, Law 10.639/2003 and Law 11.645/ 2008) We can see that one of most affected areas was the Human Sciences, especially if we consider the educational objectives. Based on these observations, the monograph proposes the construction of chapters that aim to analyse: the effectiveness of the BNCC (2018) and the LDB as a proposal to adapt to the New High School Reform and its analysis in this context; the use of textbooks as the main pedagogical tool of the new curriculum; the relationship between transdisciplinar and interdisciplinar in historical knowledge promoting a learning relationship, in addition to perceveing how the contente of Africa is inserted in these reformulated teaching materials. In other words, the research aims to investigate how these new educational guidelines are being developed based also on textbooks, which are one of the main materials used in schools, adapting to new ways of learning and teaching History, in addition to aiming at building this curriculum and the teaching of African History in the same didactic material. Using the Didactic Book: Applied Human and Social Sciences Dimensions in Dialogue with Mathematics, its content was analyzed in line with the New High School, seeking to deal with how the Teaching of Africa and Africanities is established with this new configuration, through analyzes made in the text of the book of themes and images that involve the Afro- descendant population. |
Palavras-chave: | Base Nacional Comum Curricular Ensino de História Ensino de História e Cultura Africana Transversalidade Interdisciplinaridade Livro didático Ensino Médio Currículo História Common National Curriculum Base Teaching History Teaching African History and Culture Transversality Interdisciplinarity Textbook High School Curriculum History |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em História - CECEN - UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA - ILAM GUSTAVO SANTOS DOS REMÉDIOS - HISTÓRIA UEMA 2023.pdf | 889.16 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.