Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/297
Título: Biologia comparada e mecanismos responsáveis pelas densidades populacionais de Mononychellus tanajoa (Bondar) e Euseius ho (De Leon) (Acari: Tetranychidae: Phytoseiidae)
Autor(es): Rêgo, Adriano Soares
Data do documento: 2010-10-22
Editor: UEMA
Resumo: O Estado do Maranhão, Brasil, é caracterizado por uma paisagem agrícola dominada por pequenas propriedades rurais nas quais os agricultores utilizam a agricultura de corte e queima para a produção de diversas culturas de subsistência como a mandioca. O cultivo da mandioca, além de assegurar uma importante fonte de renda, está relacionado à segurança alimentar de agricultores familiares do estado do Maranhão. A mandioca é atacada por diversos herbívoros, dentre os quais o ácaro-verde da mandioca Mononychellus tanajoa, considerado praga chave da cultura e responsável por elevadas perdas em produtividade de raízes. ácaros predadores da família Phytoseiidae são considerados os inimigos naturais mais efetivos no controle biológico de ácaros fitófagos em cultivos em casa de vegetação e no campo. Euseius ho é a principal espécie de ácaro predador encontrada em cultivos de mandioca na região de Miranda do Norte - MA. Variáveis ambientais abióticas como temperatura, umidade relativa e precipitação também influenciam populações tanto de ácaros fitófagos quanto de predadores no campo. O presente estudo investigou em laboratório e em condições de campo a importância do ácaro predador E. ho para o controle biológico do ácaro-verde M. tanajoa bem como a contribuição relativa de variáveis ambientais abióticas para as densidades populacionais de M. tanajoa e E. ho. Euseius ho apresentou os períodos de incubação, larva, protoninfa e deutoninfa, bem como o período de ovo-adulto, menores do que os de M. tanajoa. Ademais, o ácaro predador E. ho apresentou uma elevada taxa instantânea de crescimento (ri), embora menor do que a de M. tanajoa. A densidade populacional de M. tanajoa aumentou ao longo do tempo enquanto que a densidade populacional de E. ho manteve-se constante durante o ciclo de cultivo da mandioca. A maior parte da variância para a densidade populacional de M. tanajoa foi explicada pela precipitação e umidade relativa, seguidas pela densidade de E. ho e a temperatura. Euseius ho apresentou baixa densidade populacional ao longo do ano com picos populacionais no final do período chuvoso e início do período seco. A temperatura foi a variável abiótica que explicou a maior parte da variância para a densidade populacional de E. ho, seguida pela densidade de M. tanajoa, precipitação e umidade relativa. Conclui-se, portanto, que o ácaro predador E. ho contribuiu para a regulação populacional do ácaro-verde M. tanajoa, porém os principais mecanismos que explicaram a densidade populacional tanto de M. tanajoa quanto de E. ho foram variáveis ambientais abióticas.
Palavras-chave: Ácaro-verde
Ácaro predador
Controle biológico
Densidade populacional
Sazonalidade
Variáveis ambientais
Aparece nas coleções:Mestrado em Agroecologia CCA - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Adriano-Soares-Rêgo_Dissertação.pdf1.44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.