Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/296
Título: Influência da estrutura populacional e do estádio de desenvolvimento no controle biológico de Mononychellus tanajoa (Bondar) por ácaros predadores (Acari: Tetranychidae, Phytoseiidae)
Autor(es): Costa, Évila de Castro
Data do documento: 2011-06-10
Editor: UEMA
Resumo: O ataque do ácaro-verde Mononychellus tanajoa é a principal causa de redução da produtividade da cultura da mandioca no estado do Maranhão, Brasil. ácaros predadores da família Phytoseiidae são os mais importantes inimigos naturais de ácaros-praga. Foi determinada a densidade dos estádios de desenvolvimento de M. tanajoa e de E. ho ao longo do ciclo de cultivo da mandioca. Adicionalmente, foi avaliada a eficiência dos estádios ativos (ninfa e fêmea) do ácaro predador Euseius concordis encontrado em cultivos de mandioca sobre as fases de ovo, imaturo e fêmea do ácaro-verde da mandioca através de bioensaios de predação, oviposição e crescimento populacional. O estádio de larva do ácaro-verde M. tanajoa apresentou menores densidades populacionais em comparação com os demais estádios de desenvolvimento a partir do início da época seca do ano. Houve uma tendência de maiores densidades de ovo de M. tanajoa seguidas pelos estádios de adulto e ninfa. Não houve diferença na abundância dos diferentes estádios de desenvolvimento do ácaro predador E. ho ao longo do ciclo de cultivo da mandioca. Densidades de todos os estádios de desenvolvimento de M. tanajoa foram negativamente correlacionadas com a precipitação. Os estádios de ovo, ninfa e adulto de M. tanajoa foram correlacionados positivamente com a temperatura enquanto o estádio de larva foi correlacionado negativamente. Ademais, os estádios de desenvolvimento de M. tanajoa não foram correlacionados com a umidade relativa do ar. Densidades de todos os estádios de desenvolvimento do ácaro predador E. ho não foram correlacionadas com nenhuma variável ambiental. Os estádios de ovo e imaturo de M. tanajoa foram os mais predados por fêmeas e ninfas de E. concordis. Houve uma tendência de maior consumo de ovos do ácaro-verde tanto por fêmeas como ninfas do ácaro predador E. concordis. Adicionalmente, as taxas de oviposição e crescimento populacional de E. concordis foram maiores quando alimentado com ovos e imaturos do ácaro-verde em comparação as fêmeas. Conclui-se que é importante considerar a estrutura populacional em estudos de dinâmica populacional de artrópodes, pois cada estádio do desenvolvimento experimenta e responde o ambiente ao seu redor de forma única ao longo do tempo. Adicionalmente, o potencial de controle biológico de E. concordis depende de sua fase ativa de desenvolvimento (ninfa, fêmea) bem como da fase do desenvolvimento (ovo, imaturo, fêmea) do ácaro-verde da mandioca.
Palavras-chave: Controle biológico natural
Densidade populacional
Predação
Oviposição
Taxa de crescimento populacional
Aparece nas coleções:Mestrado em Agroecologia CCA - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO-EVILAFINAL.pdf1.39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.