Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2922
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorResende, Anna Izabel Rocha de Carvalho-
dc.date.accessioned2024-07-26T14:40:56Z-
dc.date.available2024-07-26-
dc.date.available2024-07-26T14:40:56Z-
dc.date.issued2024-04-22-
dc.identifier.citationRESENDE, Anna Izabel Rocha de Carvalho. O impacto da caminhabilidade na vitalidade do bairro Tirirical em São Luís – MA. 2024. 97f. Monografia (Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) - Centro de Ciências Tecnológicas, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2024. Disponível em:pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2922-
dc.description.abstractUrban walkability emerges as a crucial concept for humane and sustainable cities, influencing the quality of life and efficient functioning of metropolises. This work focuses on the analysis of walkability and vitality in the Tirirical neighborhood, located on the outskirts of São Luís - MA, facing challenges related to the infrastructure installed for pedestrians. Urban planning, when oriented at a human scale and with active community participation, plays an essential role in promoting walkability. Successful urban projects prioritize wide sidewalks, crosswalks, adequate lighting, and safe transportation infrastructure. The study highlights that inadequate planning can result in hostile environments for pedestrians, impacting mobility qualities, dependence on motor vehicles and, consequently, health and quality of life. The Tirirical neighborhood faces such challenges, with a lack of sidewalks, signage and adequate leisure areas. Walkability, associated with accessibility, connectivity and attractiveness, is crucial for promoting physical activity, reducing dependence on vehicles and improving health. The vitality of the neighborhood, related to the presence of local commerce, green areas and public spaces, contributes to social cohesion and quality of life. The general objective of the study is to analyze the impact of walkability and vitality in the Tirirical neighborhood, identifying limitations and proposing interventions. Specific objectives include the identification of influential factors, the analysis of the influence of the territory on human dynamics and the comparison between the concept of the city as an organism and walkability. The research uses qualitative and quantitative methodology, involving global and national bibliographical research on walkability, together with quantitative analyzes on Rua Flávio Bezerra in Tirirical. The methodology evolves to consider periodic site observation, instead of interviews, to obtain results on an urban scale. The study aims to enrich the scientific and fundamental understanding of public policies, seeking contributions to sustainable urban mobility, improving the quality of life in Tirirical and contributing to academic dialogue on the topic.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCaminhabilidadept_BR
dc.subjectVitalidadept_BR
dc.subjectMobilidadept_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectPlanejamentopt_BR
dc.subjectUrbanismopt_BR
dc.subjectSão Luíspt_BR
dc.subjectMaranhãopt_BR
dc.subjectTiriricalpt_BR
dc.subjectCalçadaspt_BR
dc.subjectwalkabilitypt_BR
dc.subjectmobilitypt_BR
dc.subjectplanningpt_BR
dc.subjectaccessibilitypt_BR
dc.subjectsidewalkpt_BR
dc.subjectvitalidadept_BR
dc.subjecturbanismpt_BR
dc.titleO impacto da caminhabilidade na vitalidade do bairro Tirirical em São Luís – MApt_BR
dc.title.alternativeThe impact of walkability on neighborhood vitality Tirirical in São Luís – MApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDResende, A. I. R. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira, Bruna Andrade-
dc.contributor.referee1Borges , Débora Garreto-
dc.contributor.referee1IDBORGES, D. G.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3540598412447734pt_BR
dc.contributor.referee2Cabral, Shirlen Caroline Rabelo-
dc.contributor.referee2IDCABRAL, S. C. Rpt_BR
dc.description.resumoA caminhabilidade urbana emerge como um conceito crucial para cidades humanas e sustentáveis, influenciando a qualidade de vida e o funcionamento eficiente das metrópoles. Este trabalho foca na análise da caminhabilidade e vitalidade no bairro Tirirical, localizado na periferia de São Luís - MA, enfrentando desafios relacionados à infraestrutura inadequada para pedestres. O planejamento urbano, quando orientado para a escala humana e com participação ativa da comunidade, desempenha um papel essencial na promoção da caminhabilidade. Projetos urbanos bem-sucedidos priorizam calçadas amplas, faixas de pedestres, iluminação adequada e infraestrutura de transporte segura. O estudo destaca que um planejamento inadequado pode resultar em ambientes hostis para pedestres, impactando negativamente na mobilidade, dependência de veículos motorizados e, consequentemente, na saúde e qualidade de vida. O bairro Tirirical enfrenta tais desafios, com a falta de calçadas, sinalização e áreas de lazer adequadas. A caminhabilidade, associada à acessibilidade, conectividade e atratividade, é crucial para a promoção da atividade física, redução da dependência de veículos e melhoria da saúde. A vitalidade do bairro, relacionada à presença de comércio local, áreas verdes e espaços públicos, contribui para a coesão social e qualidade de vida. O objetivo geral do estudo é analisar o impacto da caminhabilidade e vitalidade no bairro Tirirical, identificando limitações e propondo intervenções. Objetivos específicos incluem a identificação de fatores influentes, a análise da influência do território nas dinâmicas humanas e a comparação entre o conceito da cidade como organismo e a caminhabilidade. A pesquisa utiliza metodologia qualitativa e quantitativa, envolvendo pesquisa bibliográfica global e nacional sobre caminhabilidade, juntamente com análises quantitativas na Rua Flávio Bezerra no Tirirical. A metodologia evolui para considerar a observação periódica do local, em vez de entrevistas, para obter resultados em escala urbanística. O estudo visa enriquecer o entendimento acadêmico e fundamentar políticas públicas, buscando impulsionar a mobilidade urbana sustentável, melhorar a qualidade de vida no Tirirical e contribuir para o diálogo acadêmico sobre o tema.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Ciências Tecnológicas – CCTpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqArquitetura e Urbanismopt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo CCT - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - ANNA IZABEL ROCHA DE CARVALHO RESENDE - CCT UEMA 2024.pdfPDF A3.58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.